Como fazer a propaganda para loja de roupas se tornarem o grande sucesso!

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24/07/2017 | Categoria: Mercado

Como fazer a propaganda para loja de roupas se tornarem o grande sucesso!

 

universo da moda

 

O mercado de moda é um dos que demonstra maior crescimento em todo o mundo. Nesse contexto,

propaganda para loja de roupa é fundamental! No Brasil esta realidade não é diferente.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o setor quadruplicou o seu faturamento nos últimos

10 anos, representando R$140 bilhões no ano de 2013, passando da 14ª para a 8ª posição mundial.

Desta forma, o mercado caminha para repetir resultados já apresentados em outros setores,

como o de perfumaria, produtos para cabelos e cosméticos, se posicionando em 1º, 2º e 3º

colocados em consumo no mundo.

 

Apesar de não ser uma necessidade propriamente dita – já que, teoricamente, o básico para

a sobrevivência não representaria expressivo crescimento como tem apresentado –,

dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam o

crescimento dos gastos no setor conforme o desenvolvimento econômico individual:

a cada degrau subido na sociedade, é dobrado o consumo neste mercado.

 

O motivo para isto está, é claro, nas mulheres – por isso é tão comum escutar que o investimento

nas vendas direcionadas a elas são o melhor tipo de negócio do mercado. Com a significativa

inserção delas no mercado nos últimos anos, o setor se fortalece a cada dia, seja pela

disponibilidade de verba para as compras ou pela necessidade de estarem vestidas

adequadamente para a ocupação de um cargo.

Portanto, a propaganda para loja de roupa feminina deve se aproveitar desse dado,

focando seus esforços no público correto.

 

Contudo, os atrativos para investir neste mercado incentivam não apenas a você, mas diversas

outras. Isto passa, então, a representar também o crescimento da concorrência no mercado e,

por isso, é necessário que você se atente em desenvolver estratégias e ações para destacar

a sua loja no universo da moda. Aprenda neste post a conquistar o seu espaço neste mercado!

Além de dicas de como divulgar uma marca de roupas, vamos falar de localização, parcerias,

datas comemorativas, fidelização, internet e, é claro, como fazer a propaganda para loja

de roupas se tornarem o grande sucesso que você tanto sonha!

 

Aposte na localização

 

Calma, antes de pensar em  como divulgar uma loja de roupas, pense bem no local!

A escolha do ponto comercial tem grande responsabilidade no sucesso de sua loja.

Isto porque ele é um fator crítico para o varejo, que tem como uma de suas formas

de vendas a atração de clientes que passam pela loja e se identificam com sua vitrine.

Além disso, os tipos de produtos comercializados devem estar adequados,

inclusive no fator preço, ao mercado que será explorado: os consumidores que se deseja atrair.

Para isto, construa um check list para avaliar:

 

  • Acessibilidade do local escolhido;
  • Fluxo de pessoas na região;
  • Segurança no bairro;
  • Instalações do ponto de vendas;
  • Restrições do projeto, na prefeitura, para verificar quais os tipos de reforma permitidas;
  • Transporte público para o local;
  • Projetos em desenvolvimento na região que possam impactar positivamente ou
  • negativamente no seu estabelecimento;
  • Facilidade de estacionamento;
  • Concorrentes diretos;
  • Quem são os seus vizinhos: há muitas empresas ou outros comércios na região
  • que são atrativos para levar clientela à sua loja?

Para constatar isto, visite pessoalmente as opções disponíveis e imagine como seria a sua loja nele.

Frequente o local em dias da semana e horários distintos, pergunte a outros comerciantes da região

e utilize estas informações para melhor posicionar o seu comércioFaça parcerias

 

As parcerias no mercado da moda são uma excelente forma de como divulgar uma loja de roupas.

Elas podem ser feitas de diversas formas, a depender do seu objetivo. Por isso, selecionamos

algumas para que você possa entender como divulgar uma marca de roupas por meio de

boas parcerias e conquistar mais clientes em seu estabelecimento:

 

Parcerias com lojas correlacionadas

 

Para incentivar consumidores de uma loja a conhecerem a sua e, assim, gerar mais

oportunidades de vendas, a dica é realizar parcerias com outros empreendimentos

correlacionados, mas que não sejam seus concorrentes. Por exemplo, clientes que gostam de moda,

geralmente também gostam de produtos e tratamentos de beleza, perfumes, maquiagem e sapatos.

Utilize o seu networking e proponha parcerias de troca de descontos,

fomentando um “intercâmbio” de clientes.

 

 

É uma estratégia simples de propaganda para loja de roupa: você precisará criar um voucher

ou cartão de desconto para que seja entregue ao final das compras do consumidor

na outra loja. Lembre-se que, para isto, é preciso oferecer um desconto diferenciado

dos que você já aplica usualmente, garantindo que será irresistível a este consumidor

ir ao seu estabelecimento, mesmo que seja para conhecê-lo. Além disso, o design

do cupom fará a diferença. Por isso, invista em um layout atraente, que passe profissionalismo

e comunique sua marca de forma eficiente. Caso contrário, será mais um papel

direcionado ao lixo. Caso tenha verba disponível, um brinde acompanhando o material

promocional é bastante interessante. Isto dará mais segurança de que este consumidor

ao menos olhará para o voucher entregue.

 

Parcerias através da troca de banners em sites

 

paganda para loja de roupa

 

Uma forma de utilizar o sucesso do marketing digital nos dias de hoje é a troca de banners em lojas.

Este tipo de parceria deve seguir as premissas da dica anterior, principalmente no que diz respeito

à concorrência. Isso porque de nada adiantará tentar divulgar a sua marca ou seus produtos

em empresas que vendem o mesmo que você: é parceria negada, na certa!

Aqui também é de extrema importância a identidade visual do banner, que precisa estar

alinhado à sua. Por isso, nada de fazer o trabalho de qualquer jeito, reaproveitando outros layouts.

Lembre-se de que isto impacta diretamente na imagem de sua marca ao mercado.

 

Parcerias de divulgação com blogueiras

 

Na área da moda, as blogueiras têm um papel fundamental: inspirar e ditar tendências.

Elas são formadoras de opinião e, geralmente, sua legião de fãs (audiência do blog)

acompanha frequentemente o que elas indicam. Neste tipo de parceria, existem modelos

diversos a serem propostos, dependendo do porte da blogueira.

Algumas apenas aceitam a divulgação de produtos mediante a pagamentos, mas é possível

trabalhar com blogueiras de menor audiência muito influentes em determinada região.

Com elas, é possível realizar o esquema de permutas, em que o pagamento pela propaganda

da loja de roupa é feito em produtos. Algumas, inclusive, os divulgam pelo simples fato de os

ganharem ou durante a utilização em um “look do dia”, por exemplo. Por isso, utilize isto como

oportunidade de dar visibilidade para a sua loja.

 

Lembre-se das datas comemorativas

 

As datas comemorativas são uma tradicional maneira de como divulgar uma loja de roupa,

trazendo muita força ao comércio em outras categorias também. Muitas delas foram criadas,

inclusive, para instigar o aumento das vendas em determinados períodos. Por isso,

é fundamental que você conduza a sua estratégia de promoções com base no calendário anual.

Desta forma você terá tempo hábil para desenvolver toda uma campanha direcionada à data.

A dica para este trabalho é que logo ao final de um ano você já consiga listar todas

as datas que serão trabalhadas: Dia dos Pais, Mães, Mulheres, Namorados, Crianças, Natal,

trocas de coleção, dentre outras. As datas mais indicadas dependerão do seu público-alvo.

Por isso, você é o mais indicado para esta escolha.

Com este planejamento em mãos, pense como deveria ser a propaganda para loja de

roupa nesse período e defina o objetivo e a abordagem de cada uma das promoções que

serão trabalhadas.

Considere os materiais gráficos, a decoração da loja, os canais que serão utilizados,

dentre outras questões para ver em que será preciso investir e quanto.

Assim você conseguirá demandar seus profissionais de criação em tempo hábil

para não perder as grandes oportunidades do comércio.

 

Promova um programa de fidelização

 

paganda para loja de roupa

Mais do que apenas fazer propaganda para loja de roupa com o objetivo de vender,

é necessário que você foque também na fidelização de seus clientes. Quando eles estão

satisfeitos com os produtos que adquirem, preço que pagam e atendimento que recebem,

a sua loja estará sempre dentre as primeiras opções para eles quando surgir uma

necessidade ou desejo.

Os programas de fidelização estão entra as melhores iniciativas de como divulgar

uma marca de roupas. São uma excelente forma de trabalhar a retenção dos clientes,

tornando a sua marca a preferida por eles. Esses programas visam gratificar seus

clientes conforme o histórico em sua loja. Para o mercado de moda, você pode

trabalhar opções como:

 

  • Realizar parcerias com programas de fidelidade já existentes, somando
  • pontos a uma rede maior que contemple variadas possibilidades aos seus clientes;
  • Propiciar a estes clientes uma oportunidade de ter acesso aos lançamentos
  • antes que eles sejam realizados para o público em geral. Se for possível,
  • até mesmo provendo descontos a eles, mesmo que não tão significativos.
  • O mesmo vale para as liquidações;
  • Condições diferenciadas de pagamento;
  • Adoção de um sistema que favoreça a criação de um programa de fidelidade
  • próprio, considerando a conversão de valores gastos em pontos para se beneficiar
  • ao atingir determinada margem. Os benefícios podem ser descontos na loja,
  • o que instiga um retorno para nova compra, ou mesmo brindes. Neste caso,
  • é preciso avaliar o que mais agrada e engaja o seu consumidor.

 

 

A propaganda para loja de roupa deve estar também na internet

 

paganda para loja de roupa

 

A internet vem ocupando um espaço representativo nas vendas e, por isso, é importante

que você esteja atento a adequar as estratégias de promoção e até mesmo de vendas

para a sua loja na web. Isto traz diversas opções de investimento, a depender do

orçamento disponível, do seu público-alvo e dos objetivos definidos. Confira algumas

das ações web que você pode desenvolver para isto.

 

  • Campanhas de e-mail marketing para aumento das vendas ou relacionamento com o cliente;
  • Atuação nas redes sociais para relacionamento com o cliente e atração de novos consumidores;
  • Anúncios on-line, como o investimento em serviços como Facebook Ads e Google AdWords;
  • Utilização da força dos Market Places, que funcionam como centros comerciais online, como
  • um shopping virtual onde várias lojas comercializam seus produtos, para impulsionar as vendas.
  • A grande vantagem deste modelo de negócio é o alcance de uma nova audiência, já que há
  • investimentos em estratégias de promoção on-line para que mais pessoas tomem conhecimento
  • deste ambiente de compras;
  • Desenvolvimento de um blog para o trabalho de marketing de conteúdo, gerando informações
  • de valor ao cliente para atrair, converter, educar e fidelizar os consumidores.
  •  

 

Comercialização de produtos on-line

 

paganda para loja de roupa

 

As vendas através de lojas virtuais têm apresentado uma crescente constante.

Dados do setor mostram perspectivas bastante favoráveis e, por isso, uma excelente

oportunidade para expandir a sua loja a outros potenciais mercados que não

dependam da localização física.

 

Os e-commerces de moda tem uma aceitação crescente no mercado,

principalmente pela facilidade e agilidade na hora da compra.

Porém, para ter sucesso, não basta ter uma plataforma e dispor os produtos de sua loja.

É preciso um trabalho minucioso que incentive as conversões. Isto inclui descrições

detalhadas sobre o produto, imagens de qualidade, em ângulos diferentes e com

possibilidade de zoom, facilidade nos meios de pagamento, dentre outros.

Caso você já esteja avaliando esta possibilidade, pesquise a fundo quem são os seus

consumidores e desenvolva uma estratégia que contemple canais de comunicação e

investimentos em promoção adequados a quem você pretende atingir. Não há como

divulgar uma marca de roupas sem algum investimento!

 

Estes são fatores fundamentais para que você aumente expressivamente as suas vendas!

 

Valorize sua marca

 

No universo da moda, é muito comum o status pela marca. Isto interfere, inclusive,

no valor do cliente para uma determinada loja, o que possibilita pagar mais por algo

que ele conhece, gosta e indica. Por isso, é de extrema importância que você tenha

bem definido todos os aspectos necessários para compor esta valorização – e isto

está incluso desde o nome de sua loja até a forma como este freguês leva a mercadoria para casa.

 

A propaganda para loja de roupa deve seguir uma identidade visual adequada, q

ue propicie a estratégia como um todo. Isso é de fundamental importância para o

reconhecimento do cliente. Por isso, tanto para materiais promocionais quanto

para as peças institucionais, conte com o profissionalismo de pessoas especializadas e

capacitadas para a tarefa. Para que você entenda a abrangência deste trabalho,

listamos alguns itens que não podem faltar para a composição desta experiência de marca:

  • Logotipo;
  • Cartões de visita para os vendedores;
  • Placa do estabelecimento;
  • Elementos visuais para a decoração da loja;
  • Etiquetas de preço personalizadas, com os dados da loja;
  • Embalagens, dentre outros.

 

 

Além disso, é preciso que todos os seus canais de contato com o cliente também

estejam alinhados a esta identidade, valorizando ainda mais a sua marca e reforçando-a

para seus consumidores. Por isso, se você trabalha com redes sociais, e-mail marketing,

dentre outras ações, é indispensável que todas as peças de comunicação desenvolvidas

sigam esta mesma linha. Para criação de cada peça, você pode solicitar a We Do Logos,

a maior plataforma de criação da América Latina. Lá eles criam desde o nome,

até um site e-commerce para sua loja. Ou seja, toda a identidade visual que uma

empresa de sucesso precisa.

 

Tenha uma logística campeã

 

Não adianta pensar  em como divulgar sua loja de roupas  se você não conseguir

disponibilizar suas coleções para os clientes na época e na quantidade certa!

Todo o seu processo logístico precisa estar integrado para que não haja rupturas e,

assim, seus clientes não tenham ou recebam as mercadorias desejadas ou compradas.

Neste processo, compras devem estar alinhadas ao perfil de seu público.

Ou seja, ter 10 peças tamanho G em estoque e 5 tamanho P, por exemplo, sendo que

a maior saída são em produtos com numerações menores, ocasionará produtos parados

e outros em falta, o que compromete as suas vendas.

Para as lojas que aplicam outros mecanismos de vendas, como por contatos através de

tecnologia (chat, WhatsApp, redes sociais, e-mail, dentre outros) ou até mesmo as

que procedimentalizaram isto em forma de uma loja virtual, a logística ganha um outro

papel de fundamental importância para a satisfação dos clientes: o cumprimento das

entregas dos pedidos realizados. Para isto, é indispensável que uma venda apenas

seja efetivada caso haja produto no estoque físico e, por isso, o seu estoque virtual

deve estar sempre alinhado a ele.

 

Ainda no que tange à entrega de mercadorias, a escolha dos fornecedores é

também de suma importância. Afinal, quando se realiza uma compra on-line,

a maior expectativa está relacionada ao recebimento do produto. Por isso,

é indispensável que você conte com opções de entrega com frete acessível e comprometidas

com o cumprimento de prazos. Mesmo assim, ainda é recomendado que você sempre conte

com um plano B para eventuais falhas.

 

Foque em vendedores qualificados

 

paganda para loja de roupa

 

Você já esteve em um estabelecimento e foi mal atendido? Isto é bastante comum

no varejo, muitas vezes pela falta de qualificação dos vendedores. O atendimento é

um grande diferencial para efetivar vendas e até mesmo para fidelizar os seus clientes.

Portanto, não adianta fazer propaganda para loja de roupa se o atendimento

atrapalhar as vendas!

Vale lembrar também que a fidelização é parte de um processo fundamental para o

aumento das vendas em sua loja, pois é um fator determinante para que o seu freguês

o procure para novas compras e recomende a sua loja para seus amigos.

Por isso, é indispensável que você invista em seus vendedores para que eles atinjam

este objetivo em um processo de abordagem, esclarecimento de dúvidas e do

atendimento como um todo. Propicie meios para que eles estejam antenados nas tendências,

como indicar melhores produtos aos seus clientes e como abordá-los de maneira eficiente,

sem incomodá-los. Isto pode parecer um custo a mais mas, na verdade, é um investimento

que gera retorno no longo prazo.

 

Estruture bem sua loja

 

Para as lojas físicas, todo o ambiente deve ser propiciado para as compras.

Isto significa que você deve focar na estruturação de seu estabelecimento contemplando

as araras e prateleiras em que os produtos serão ofertados, além da forma como cada

um deles será disposto. Lembre-se que uma compra pode motivar outra.

Por isso, crie uma regra para a organização destes produtos.

Uma prática muito utilizada e que costuma trazer bons resultados é a divisão

das mercadorias por cores ou categorias (calças, blusas, sapatos, acessórios etc).

A vitrine de sua loja também possui uma função primordial e, por isto, requer bastante atenção.

Ela é responsável por atrair consumidores que estão nas ruas, em sua rotina convencional.

Por isso, utilize produtos de destaque, como os mais vendidos, que trazem diferenciais ou

que sigam as tendências atuais. Cores também chamam a atenção, por isso opte por modelos

que atraiam os olhares de potenciais consumidores.

 

Uma prática também muito comum e de muito retorno para a experiência de compra do

cliente no universo da moda é o marketing sensorial. Uma técnica que vai muito além da

propaganda para loja de roupa e cria um clima bastante agradável. Ele consiste em trabalhar

os 5 sentidos dos clientes durante a experiência de compras. Na prática isto seria, por exemplo:

música para a audição, que pode ser um fator de estímulo durante a prova do item escolhido;

um perfume específico do ambiente, para o olfato, associando-o à sua marca ou loja;

a oferta de balas, chocolates, água flavorizada, para aguçar o paladar, remetendo-o

à loja sempre que for degustado em outra ocasião; as texturas dos produtos,

como trabalho para o tato; e a decoração da loja, como aspecto de trabalho da visão.

 

 

 

Quanto mais promissor se apresenta um mercado, maior também será a competitividade nele.

Por isso, para que você se destaque no universo da moda, é preciso estar constantemente atento

às novidades do mercado, marcado por sua peculiaridade de sazonalidade.

O que vender para quem? Ter a resposta para esta pergunta é o primeiro passo para

desenvolver todas as dicas adquiridas com a leitura destepost. Por isto, antes mesmo

de escolher onde será a sua loja, os tipos de produto que você comprará para abastecê-la

a cada temporada ou mesmo em quais ações de marketing você investirá para atrair

novos clientes, conheça a fundo os seu

Fonte: saldo de roupas

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