Nichos de moda: Oportunidades para o mercado de confecções

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07/04/2016 | Categoria: Confecções

Nichos de moda: Oportunidades para o mercado de confecções

 

 

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Apesar do Brasil apresentar um grande número de confecções, há ainda nichos pouco explorados e com uma demanda crescente. O SEBRAE divulgou um estudo no qual destaca os segmentos Plus Size, Gestante, Moda Ecológica / Sustentável, Evangélico ou Gospel, Brechó, Streetwear e Country como boas oportunidades de negócio. Abaixo, destacamos algumas informações levantadas pelo relatório:

Moda Plus Size:

É um mercado em expansão que cresce 6% ao ano e movimenta cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest). A expectativa, é um crescimento de pelo menos 10% ao ano. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em Abril de 2014, 50, 8% dos brasileiros está acima do peso, e destes, 17,5% são obesos.

 

Moda Gestante:

Trata-se de um mercado em crescimento. Especialistas afirmam que há poucas empresas especializadas em produzir roupas para grávidas. Os produtos disponíveis não são pensados para mulheres jovens, mas grandes, sem caimento, estilo e aquém das tendências de moda seguidas por elas.

 

Moda Ecológica / Moda Sustentável:

Mais pessoas estão conscientes sobre seus hábitos e da necessidade de um consumo sustentável. Esse comportamento tem reflexo no setor de confecções, no qual há demanda por produtos mais éticos e que não afetam o meio ambiente. E o investimento na moda ecológica tende a ser vantajoso. De acordo com uma matéria publicada em 2012 no blog “Mercado Ético”, a moda ecológica fatura entre R$ 270 e R$ 362 milhões por ano.

 

Moda Evangélica ou Gospel:

O número de evangélicos vem aumentado a cada ano. De acordo com dados do IBGE, em 2010, o Brasil tinha aproximadamente 42 milhões de evangélicos, o equivalente a 22% da população brasileira. As projeções salientam que esse percentual tende a aumentar 39% até 2020. Diante desse número, vê-se que o segmento é uma grande oportunidade de negócio.

Porém, pessoas pessoas que não se declaram evangélicas também podem ser impactadas pela moda gospel. Pesquisas afirmam que cerca de 10% das consumidoras não seguem a religião, mas consomem os produtos, pois, procuram por peças comportadas, que cubram os ombros, sem transparências e com decotes discretos.

 

Moda Brechó:

De acordo com o SEBRAE, os brechós cresceram cerca de 210% nos últimos cinco anos. As chances de um empreendimento desses dar certo estão relacionadas com o baixo risco e concorrência, o público fiel e o investimento inicial baixo. 

 

Moda Streetwear:

O número que praticam skate aumentou consideravelmente no Brasil. De 2006 a 2010 houve um acréscimo de 20% (Estudo do Datafolha).Porém, não é apenas a crescente demanda pelo skate que atrai a atenção dos empresários.  O mesmo estudo aponta que entre as classes A e B, o total de praticantes era de 42%, enquanto que a classe C possui 33% e as classes D e E somam 25% do total. Isso mostra que o esporte é muito democrático. 

A renda dos skatistas é um fator determinante. 50% deles apresenta renda superior à media nacional. Todos esses dados reforçam a ideia de que a moda streetwear é um mercado em potencial. 

 

Moda Country:

O setor country cresceu cerca de 7% ao ano nos últimos anos, segundo o Clube dos Independentes, responsável pelo rodeio de Barretos (SP). Prova disso são os mais de 1.500 a 2.000 rodeios realizados anualmente no Brasil, os quais movimentam aproximadamente 6 bilhões de reais e atraem por volta de 30 milhões de pessoas. 

Os rodeios também estão relacionados com shows de música sertaneja, cujos espectadores tem um estilo próprio de se vestir, são em sua maioria jovens, de classe média alta a alta e não economizam na compra de artigos de visual descontraído e típico do segmento.

Fonte: marknet

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