Quais os fatores influenciam nas compras por impulso na internet

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26/07/2017 | Categoria: Mercado

Quais os fatores influenciam nas compras por impulso na internet

 

O período de recessão econômica deixou os brasileiros bastante cautelosos quanto às finanças pessoais.
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da  (CNDL) aponta que, atualmente,
a maioria (83%) dos consumidores planeja suas compras online antes de colocar em prática. Mesmo
assim,algumas distrações digitais conseguem gerar compras por impulso.
 
Shutterstock

Os principais motivos apontados pelos entrevistados são e-mails de loja (e-mail marketing), com 44%,
e publicações no Facebook – 31% mencionam produtos nos perfis das marcas e 30% produtos
compartilhados pelos amigos. Cerca de 16% dos consumidores não planeja compras online.

Quando os usuários se deparam com anúncios em sites ou redes sociais, a principal razão para
realizar a compra é o produto estar em promoção (56%) e não querer perder as oportunidades
de preços baixos (43%). Os produtos mais comprados por impulso são os vestuários, calçados e
acessórios (30%), livros (24%), cosméticos (15%) e comida delivery (14%).

A pesquisa mostra que sete em cada dez consumidores (69%) já desistiram de uma compra
no momento do pagamento, especialmente depois de verificarem o valor do frete (33%), um prazo
de entrega demorado (21%) ou não ter certeza da compra (15%).

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil e do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, “o consumidor
sabe que comprar pela internet envolve muito mais do que simplesmente escolher o menor preço.
Embora o custo seja uma preocupação sempre presente, as pessoas também procuram informar-se
sobre o prazo para receber o produto, sua qualidade e como é o relato de outros compradores
sobre determinado item”, aponta.

Quase todos os entrevistados pelo levanamento (99%) afirmam realizar algum tipo de pesquisa de
preço antes de comprar em um site ou aplicativo e 68% se informam sobre as reclamações de outros
consumidores em sites especializados quando compram um produto em uma loja desconhecida.

Os produtos mais pesquisados antes da compra virtual são os de informática e tecnologia (25%)
e serviços de telefonia, celular e internet (23%). Os tipos de informação mais pesquisados são
preços (60%), comentários de outros clientes (60%) e qualidade dos produtos (52%).

Nove em cada dez entrevistados (88%) costumam comprar com desconto, especialmente por
meio de promoções (59%) e por meio de cupons de desconto (44%).
 
por Carla Baldwin
 
 
 
 

Fonte: fashion network

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