Ventilação industrial na indústria Têxtil

Ventilação industrial na indústria Têxtil

Qual empresa você procura?

Seja bem-vindo ao portal da Revista Santa Têxtil

Notícias

27/05/2015 | Categoria: Têxtil

Ventilação industrial na indústria Têxtil

Ventilação industrial na indústria Têxtil qualidade do ar

A ventilação industrial é de suma importância na indústria têxtil na remoção e deslocamento de

partículas que ficam suspensas no ar.

Assim como a maioria dos processos produtivos na indústria, a indústria têxtil deve seguir procedimentos de segurança para manter a qualidade do ar interno. O maquinário na indústria têxtil, em sua maioria, é equipado com sistemas individuais exaustão, secagem do produto e aspiradores de pó que coletam resíduos para  reaproveitamento ou queima em caldeiras.

Mesmo com a atuação dos equipamentos de coleta de particulados nas maquinas, parte desse material fica suspenso no ar e deve ser removido por um sistema de ventilação industrial.

Segundo o site da Revista norte americana Health, a indústria têxtil está entre as 10 profissões mais perigosas para o sistema respiratório humano.

Quando o tecido é rasgado, cortado ou até mesmo processado de alguma forma por maquinas e equipamentos, este solta no ambiente uma quantidade grande de particulados que ficam suspensos no ar.

Uma das doenças mais comuns que acometem os trabalhadores da indústria têxtil é a bissinose que é causada pela aspiração de partículas de algodão ou linho. Fabricas de tapeçaria, toalhas, meias e roupas de cama são locais onde potencialmente os trabalhadores estão expostos a doença se não usarem osequipamentos de proteção individual.

A conscientização dos trabalhadores para o uso constante de máscaras de proteção aliado ao sistema de ventilação industrial torna muito baixa incidência de doenças respiratórias na indústria têxtil.

Ventilação Industrial na Indústria Têxtil

A atuação dos sistemas de ventilação Industrial

Os sistemas de ventilação industrial para a indústria têxtil promovem o deslocamento do ar levando para fora do ambiente os particulados suspensos no ar. O sistema de ventilação industrial é capaz de deslocar até mesmo partículas que são invisíveis as olhos, mas que são capazes de causar danos a saúde humana.

A combinação de insufladores axiais com exaustores industriais garantem que o fluxo de ar dentro do ambiente da indústria têxtil seja contante contribuindo também para o conforto térmico caso no ambiente haja equipamentos que produzam calor.

Para a implantação do sistema de ventilação industrial é necessário um estudo sobre o ambiente e a medição em metros cúbicos da quantidade de ar a ser deslocada do ambiente.

Alguns fatores a serem considerados no projeto de ventilação industrial para a indústria têxtil:

  • Área total do ambiente;
  • Quantidade de pessoas que circulam no ambiente;
  • Quantidade de maquinas no setor;
  • Quais os tipos de maquinas e a sua atuação no setor;
  • Quantas maquinas produzem calor e sua localização.

 

Fonte: tecvent

Voltar


© Copyright 2017 | Santa Têxtil