Você está pronto para empreender depois dos 50 anos?

Você está pronto para empreender depois dos 50 anos?

Qual empresa você procura?

Seja bem-vindo ao portal da Revista Santa Têxtil

Notícias

10/05/2016 | Categoria: Artigo

Você está pronto para empreender depois dos 50 anos?

Conheça os desafios e as vantagens de começar um negócio perto da aposentadoria

 
Empreendedor, fraqueza, pontos fortes (Foto: Thinkstock)

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2015 registrou que 30% dos empreendedores em estágio inicial têm entre 45 e 64 anos. No caso de empreedimentos estabelecidos, esse número sobe para 59%. Os avanços na medicina e na expectativa de vida estão tornando cada vez mais comum que a vida comece perto da aposentadoria. Um estudo realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon afirma que 47% da população com mais de 50 anos está trabalhando.

Mesmo assim, o preconceito ainda atrapalha: 32% dessas pessoas correm o risco de ficar sem emprego. “Se eles estão financeiramente estáveis, esse pode ser o melhor momento para irem atrás daquilo que sempre sonharam como trabalho”, afirma Guilherme Santos e Campos, consultor do Sebrae-SP. De acordo com Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, isso não significa que empreender depois dos 50 anos seja arriscado. “Não existe idade para alguém começar um negócio”, diz.

Desafios

Quanto mais velho é o profissional que foi demitido de uma empresa, mais difícil fica ser contratado em outro lugar. “Quando essa pessoa recebe o dinheiro de seu desligamento, está à frente de uma importante tomada de decisão. Empreender significa arriscar. Se o profissional só tem essa quantia em sua poupança, é preciso analisar se vale a pena colocá-la em risco”, explica Molina. Essa é uma questão pessoal e demanda uma reflexão sobre planos e finanças para seguir em frente.

Além disso, avalie a área de atuação desse empreendimento. “As pessoas mais velhas não estão tão acostumadas com a tecnologia, por exemplo. Elas devem ir atrás de informação sobre esse segmento, senão podem ficar para trás no mercado”, afirma Campos.

Vantagens

A experiência é a grande vantagem de começar um negócio depois de ter construído uma carreira. “Qualquer que seja o empreendimento, é preciso experiência, paciência e perseverança. Esses atributos são mais comuns nas pessoas mais velhas”, diz Molina, que enxerga um nível maior de qualidade nos negócios de empreendedores mais experientes.

Outro ponto positivo da idade é ganhar o respeito das pessoas, sejam funcionários ou clientes. Na hora de negociar um contrato, por exemplo, o empreendedor pode usar isso a seu favor. “Dificilmente um empreendedor com mais de 50 anos vai ser desrespeitado por ser mais velho. Muito pelo contrário. A sua experiência garante que aqueles ao seu redor respeitem suas opiniões”, diz Campos.

Fonte: revista pegn

Voltar


© Copyright 2017 | Santa Têxtil