Notícias
08/03/2023 | Categoria: Empresas
Na Fimec, Ludfor apresenta solução de 22% de economia média de energia ao setor calçadista
Empresa já atende a mais de 50 clientes do segmento de couro e calçados; uso de energia renovável por parte das companhias evitou a produção de 31 mil toneladas de CO2 em 2021.
A Ludfor, uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul, participa, entre os dias 7 e 9 de março, da 46ª edição da Fimec, evento internacional da indústria coureiro-calçadista que acontece em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Com 57 clientes neste segmento, a Ludfor alcançou, em 2022, uma economia de energia mensal média de 22% para o setor, por meio de serviços de gestão ativa para reduzir custos e ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com grandes demandas de energia. Entre as empresas atendidas, estão nomes como Beira Rio Calçados, Coopershoes, Schutz e Gobba Leather.
Para a Coordenadora Comercial da Ludfor, Betina Galves Rui, é fundamental que empresários do setor calçadista atentem para os benefícios gerados na migração para o mercado livre de energia:
- Como uma empresa gaúcha, é um prazer para a Ludfor participar da Fimec e trazer, para um número cada vez maior de atores estratégicos do setor, a percepção de como o mercado livre de energia e uma boa gestão podem ser decisivos para o crescimento de uma companhia. Trabalhamos nos principais polos do Brasil para buscar os melhores resultados para os clientes em termos de redução de custos, previsão orçamentária e escolha de fornecedores. Ao mesmo tempo, incentivamos a compra de energia de fontes renováveis e a diminuição dos impactos ambientais gerados durante a operação, para acompanhar os clientes no cumprimento de suas metas de sustentabilidade.
A Ludfor entregou 54 certificados aos clientes do setor calçadista e coureiro, em 2021, por meio do Eco Ludfor, programa de certificação que reconhece os clientes do mercado livre que consomem energia gerada a partir de fontes que não agridem o meio ambiente. Juntas, as empresas evitaram a produção de 31 mil toneladas de CO2 e ajudaram a conservar mais de 879 mil mudas de árvores.
A Fimec acontece na Fenac e agrega toda a operação do setor calçadista, da produção à logística. O evento conta com uma feira de negócios, na qual serão apresentados os serviços do grupo Ludfor em um estande próprio.
Além disso, no dia 7 (terça-feira), às 15h30, o diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, vai ministrar uma palestra com o tema ‘Abertura do Mercado Livre de Energia - Perspectivas econômicas desse promissor marco no setor elétrico’. Serão abordados os recentes avanços do setor elétrico, como por exemplo, a abertura de mercado a todos os consumidores atendidos em média tensão, que criou condições para a entrada de mais de 106 mil novas empresas no Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Com sede em Bento Gonçalves (RS) e market share de 57% no estado, a Ludfor atua no mercado há 27 anos e atende a 940 grupos econômicos, que representam 600 MW de energia por mês sob gestão. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestão; a Ludfor Comercialização; a Origem Energia, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.
No braço de gestão, a empresa coordena a migração e a operacionalização de empresas, assim como a adesão de usinas, no mercado livre de energia, ambiente de negociação direta com geradores e comercializadores que permite a otimização dos gastos em energia elétrica. A equipe de mais de 130 especialistas acompanha as demandas dos clientes, analisa as tarifas e oferece suporte jurídico e contábil no que se refere à gestão energética.
O QUE É O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
O Mercado Livre de Energia possibilita que grandes consumidores negociem seus contratos de compra de energia em um ambiente competitivo, sem ficarem restritos às concessionárias locais de distribuição e às suas respectivas tarifas. Assim, podem negociar diretamente com geradores e comercializadores todas as condições comerciais referentes ao fornecimento de energia, como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento e pagamento.
O principal atrativo do mercado livre é a economia, visto que o preço de energia e demais condições são livremente negociadas entre consumidor e fornecedor. Há também a vantagem de contratar energia de fontes renováveis e atender a demandas internas por políticas ESG, além da possibilidade de compra de energia no horário de ponta.
O primeiro passo para uma empresa que deseja migrar do mercado cativo para o Ambiente de Contratação Livre é o suporte de uma gestora, como a Ludfor, que irá fazer toda a análise de demanda, gasto e estrutura para, então, operacionalizar a migração.
Fonte: Doze Mais Comunicação
Notícias relacionadas
-
Novidade no Fórum de Inspirações resulta no envio de mais de 800 materiais para serem expostos nas M
09/05/2016 | Categoria: Empresas
Apostando no design e inovação como diferenciais de suas coleções em um mercado cada vez mai...
-
Selfridges testa novo modelo de departamento
20/04/2016 | Categoria: Empresas
Área de cerca de 3,5 mil metros quadrados vende roupas e acessórios para mulheres, al&eacut...
-
Peças-chave masculino por UseFashion
18/04/2016 | Categoria: Empresas
-
5 DICAS PARA EXPOR SUA MARCA E VENDER MAIS EM FEIRAS
15/04/2016 | Categoria: Empresas
-
6 dicas para reter talentos na sua empresa
30/03/2016 | Categoria: Empresas
Profissionais valorizam cada vez mais os benefícios e planos de carreira ...
-
Espaços compartilhados e suas vantagens para impulsionar negócios de moda
20/06/2015 | Categoria: Empresas
Para alguns estilistas donos de pequenas empresas de moda, ter um estúdio priva...