A moda nos anos 60 e sua influência no vestuário atual

A moda nos anos 60 e sua influência no vestuário atual

Qual empresa você procura?

Bem-Vindo ao Maior Portal de Fabricantes Têxteis e Fornecedores da Cadeia Têxtil !!!!!! ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,,

Notícias

15/06/2015 | Categoria: Moda

A moda nos anos 60 e sua influência no vestuário atual

 

Para os mais experientes no mundo da moda é mais fácil ver de onde veio a inspiração dos estilistas, ou de que época é inspirada a coleção; mas para pessoas como eu, que nasceram nos anos 90 e que só começaram a ter noção de moda agora, coisas antigas parecem inovações inimagináveis.

Nós (pessoas doa anos 90) estamos tão acostumados a ver coisas diferentes nas passarelas, que as vezes não paramos pra pensar de onde o estilista teve aquela ideia. Também não percebemos que muitas daquelas ideias já existem, que muitas vieram de outras épocas – outras décadas, para ser mais específica.

Por isso, pesquisei um pouco mais a fundo para tentar descobrir de onde vieram algumas peças que estão na moda atualmente.

Muito do que vestimos hoje é semelhante ao que as pessoas vestiam nos anos 60. Mas, para entender um pouco mais sobre as roupas, temos que entender o que se passava na época, o que influenciava as pessoas a se vestirem de determinada forma, enfim, saber um pouco mais de história:

Ao fim dos anos 50, a sociedade era repleta dos jovens “Baby Boomers”, que viviam no auge do consumismo e, com a chegada dos anos 60, possuíam influências como a de Elvis Presley, o astro do Rock n’ Roll, James Dean e Marlon Brando, por exemplo. Esta também era a geração que ia de encontro com a sociedade, influenciando mudanças de comportamento, inclusive na forma de se vestir. A moda se torna uma questão de comportamento.

A moda também se torna algo mais voltado aos jovens, que, por sua vez, mostravam que seu estilo era não seguir a moda dos mais velhos, realizando um grande desejo da época: a liberdade.

Uma das peças que mais marcou os anos 60 foi a Mini Saia. Criada pela inglesa Mary Quant e pelo francês André Courrèges. Porém, a maioria das tendências – inclusive esta- veio das ruas e foram atualizações do que já era usado nas ruas de Londres e Paris.

 
Mini saia anos 60.

Mini saia anos 60.

 
Mini saia 2013

Mini saia 2013

Depois disso vieram as roupas de linhas retas, minissaias e botas brancas, criadas também pelo francês André Courrèges, que trouxe um estilo futurista às passarelas. Saint Laurent criou os vestidos tubinho, inspirado nas obras neoplasticistas de Mondrian, enquanto o italiano Pucci utilizava estampas psicodélicas.

 

Vestido curto com botas brancas.

Vestido curto com botas brancas.

Roupas em linhas retas.

Roupas em linhas retas.

Audrey Hepburn - ícone fashion da época - utilizando vestido tubinho.

Audrey Hepburn – ícone fashion da época – utilizando vestido tubinho.

Outra tendência que surgiu nessa época foi a moda unissex. Esta foi a primeira vez que as mulheres em geral passaram a usar roupas antes consideradas masculinas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Brooke Shields de Calça de Jeans da Calvin Klein.

Brooke Shields de Calça de Jeans da Calvin Klein.

A década de 60 foi uma época em que os jovens faziam manifestações de contracultura, para romper fronteiras, buscar um novo estilo de vida à margem do sistema. A moda era uma forma de dizer que os jovens eram diferentes e que queriam mudanças na sociedade e em como ela enxergava o mundo.

Hoje a moda é uma forma de se expressar. Expressar seu estilo, suas escolhas, sua forma de pensar e até o seu humor.

Fonte: Foca no Foco

Voltar


© 2021 - Santa Têxtil - Todos direitos reservados.