Notícias
23/04/2019 | Categoria: Artigo
Abit emite nota sobre críticas da atuação da Apex-Brasil
Em virtude das críticas que circularam recentemente sobre a atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que há 19 anos mantém exitosa parceria com a Agência, através do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) vem a público expressar sua posição.
Números não faltam para demonstrar a experiência que temos com a Apex-Brasil e sua relevância na promoção dos negócios internacionais e na valorização da imagem da moda brasileira. Trata-se de uma instituição estratégica para fortalecer e ampliar a internacionalização das empresas brasileiras. Alguns dos resultados alcançados por meio desta parceria são:
O Texbrasil realizou mais de seis mil ações que impulsionaram perto de 1.500 empresas à internacionalização nas quase últimas duas décadas.
Destacamos que parte significativa da inserção no mercado internacional, nesse período, foi de empresas de pequeno e médio porte, que só conseguiram vencer tal desafio com o apoio do Texbrasil/Apex-Brasil. Para tal, as empresas recebem orientação estratégica e adquirem competências para avançar no mercado global; participam de iniciativas de capacitação, consultoria para formação de preço, de qualidade e design de produtos, treinamento para lidar com os diferentes mercados, até acompanhamento em feiras internacionais, missões comercias e reuniões com compradores.
Nesses 19 anos, as empresas participantes do Texbrasil alcançaram um retorno 54 vezes maior que o investimento que fizeram para começar a negociar ou ampliar sua atuação no mercado exterior.
Importante analisar também que as exportações feitas através do Texbrasil possibilitam a manutenção de cerca de 68 mil empregos diretos e indiretos.
Em 2018, as empresas do Programa realizaram vendas para 115 países e responderam por 65% das exportações de vestuário, cama e banho, jeanswear, moda praia, dentre outros produtos impulsionados pelo Texbrasil, pois são considerados os mais competitivos do setor têxtil e de confecção do Brasil.
Portanto, consideramos como de alta relevância a Apex-Brasil e sua atuação junto ao setor têxtil e de confecção, contribuindo para o avanço da economia e da internacionalização dos negócios das empresas brasileiras, assim como tem sido realizado por agências similares em 149 países, segundo a Waipa (World Association of Investments Promotion Agencies).
Fonte: Textili Industry
Notícias relacionadas
-
Para além do mês da Consciência Negra : Uma lista de criativos da moda
23/11/2020 | Categoria: Artigo
-
Certificada a gola de proteção que substitui as máscaras
07/11/2020 | Categoria: Artigo
Publicado por Romildo de Paula Leite em 6 novembro 2020 às 8:42 em OPERACIONAL Exibi...
-
Alfaiate mais poderoso do país, Ricardo Almeida faz 35 anos de história
23/04/2019 | Categoria: Artigo
-
Da Floresta Amazônica para o Tapete Vermelho do Oscar
23/04/2019 | Categoria: Artigo
-
Especial Nanotecnologia | A revolução das roupas que não sujam
23/04/2019 | Categoria: Artigo
João para na cafeteira e pega um café para a viagem. Distraído, só percebe que a tampa est&a...
-
macrotendências 2019: o futuro do consumo, mercado e estilo de vida
12/03/2019 | Categoria: Artigo