Glitter biodegrável: dicas para usar o brilho eco-friendly sensação do Carnaval

Glitter biodegrável: dicas para usar o brilho eco-friendly sensação do Carnaval

Qual empresa você procura?

Bem-Vindo ao Maior Portal de Fabricantes Têxteis e Fornecedores da Cadeia Têxtil !!!!!! ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,, ATENÇÃO!!!!!!!! CLIQUE NOS ÍCONES ABAIXO PARA SOLICITAR O QUE DESEJA,,,,,,

Notícias

04/03/2019 | Categoria: Moda

Glitter biodegrável: dicas para usar o brilho eco-friendly sensação do Carnaval

A Conceito da Moda traz dicas pra você brilhar ainda mais nesse carnaval !

 

Saiba mais sobre glitter biodegrável, que se tornou o hype do Carnaval

Carnaval ecológico (Foto: Hannah Khymych)

 

 

 

 

 

 

OO glitter nunca foi tão discutido como agora. Onipresente no Carnaval, as minúsculas partículas cintilantes são feitas de alumínio e plástico PET (polietileno tereftalato) – um material que leva centenas de anos para se decompor.

Com menos de 5 milímetros de diâmetro, não é possível reciclá-los. Diversos estudos comprovam que os micropedaços do polímero sintético chegam aos oceanos por meio das vias fluviais e impactam o ecossistema marinho. No Reino Unido o componente foi proibido em cosméticos e produtos de higiene pessoal, assim como o Canadá e, desde 2015, os EUA também.

Considerando todo esse impacto, opções biodegradáveis começaram a surgir. Fora do país, existem as marcas britânicas EcoStardust e Glitterlution. Mas o Brasil não fica atrás da tendência e da preocupação ambiental.

 

 

Do que é feito o glitter biodegradável? Pode causar alergias?

"Usam-se celulose ou filme biodegradável como base e para a cor, extratos minerais e até de vegetais são acrescentados. A vantagem é que como são ingredientes naturais, dificilmente causarão alergias”, diz Adriana Cairo, dermatologista, de São Paulo. “Ainda assim, faça um teste aplicando um pouco do produto no antebraço antes de aplicar no rosto e corpo.”

Confira as marcas nacionais que surgem como alternativa para um carnaval sustentável:

Como aplicar o glitter orgânico e biodegrdável?

“Esses novos produtos são partículas maiores, e lembram ´minipaetês´, o que pode dificultar a fixação na pele. Embora existam opções cremosas ou líquidas, se preferir aquelas em pó, aplique antes uma pequena quantidade de primer cremoso no local desejado e deposite o pó ou pigmento”, ensina Alex Cardoso, maquiador do Salão 1838. Outra dica é misturar o produto ao seu protetor solar e já garantir proteção em dias de bloquinhos de rua e calor.

 

 

 

 

 

 

 

Pura glitter
Em 2016, a pesquisa de substitutos ao glitter surgiu e chegou-se a base de algas (agar-agar) e pó de mica na fabricação (algumas cores levam corantes comestíveis na composição). Pelo e-commerce são vendidos dois produtos a pasta PURA, que é o glitter em forma de gel  e o glitter em pó em embalagens pequena  e média . 


 

 

 

 

 

 

 

 

Glitra Bio
As maquiagens veganas são dermatologicamente testadas usam manteigas, ceras e óleos naturais misturados à celulose de Eucalipto. São 4 cores: turquesa, rosa, ouro e prata . A venda é realizada pelo Instagram da marca.

 

 

 

 

 

 

Shock

Loção em gel, com FPS 25 e nas cores dourado e prateado. A pele absorve o líquido e só o brilho do pó de mica aparece. É vegan, hipoalergênico e facilmente removido com água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brilhow Ecoglitter
Duas amigas e biólogas marinhas que amam carnaval começaram a pesquisar opções do bem que substituísse o glitter. São duas opções de produtos: o “escaminha” (as partículas de brilho são maiores, daí o nome) feito de agar-agar, corantes alimentícios e minerais, dois tamanhos:  O outro é um pó fino e feito de minerais e farinha de arroz, em tamanho único.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viva Purpurina
Também produzido de forma artesanal, com corantes alimentícios e minerais. A marca recém-criada por três amigas do Sul do país, ganham destaque por conta da diversidade de cores: azul, amarelo, vermelho, prata, verde e lilás. As embalagens de tamanho único  e entregues em todo país via Instagram ou Facebook da marca.


 

 

 

 

 

 

 

 

Lá do Mato
Produzidos com gomas vegetais provenientes de algas e milho. O grande diferencial da marca é o uso de corantes também é produzido pela artesã Elô Toguchi – cada um leva cerca de 15 dias para ficar pronto.  A cor verde é obtida pela alga spirulina, o amarelo vem da cúrcuma, o vermelho e alaranjado do urucum, o preto do carvão e roxo da beterraba. As embalagens são de tamanho único  e comercializadas pelo site.

 

 

 

 

 

 

 

LUSH
Mais discreta e entregando um brilho sutil, a barra iluminadora Shimmy Shimmy  tem manteiga de cacau e arité na composição que hidrata a pele. Já a tintura corporal Black Stockings cai bem em peles negras e bronzeadas, já que tem uma mistura de pigmentos marrons e dourados. No entanto, lembre-se de dosar a aplicação, já que os ingredientes derretem sob calor intenso.

 

 

 

 

 

 

 

Simple Organic
Os pigmentos em pó entregam cor viva e possui matéria-prima orgânica. O produto é multifuncional e pode ser aplicado tanto nos olhos, rosto e corpo e está disponível nas cores preta, lilás e nude 

Depois do bloco: qual melhor maneira tirar o brilho do corpo?

As opções biodegradáveis são facilmente retiradas com água, mas os resquícios de glitter tradicionais, a dica de Alex é usar produtos com base oleosa, como o óleo de coco, e demaquilantes bifásico em movimentos circulares – nada de esfregar – e depois enxaguar a área com sabão e água.

 

 

Fique de olho nas dicas de moda e beleza qua Conceito da Moda traz para você, Aqui no SANTA TEXTIL.

 

 

Voltar


© 2021 - Santa Têxtil - Todos direitos reservados.