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09/04/2012 | Categoria: Têxtil
Indústrias têxteis catarinense reagem à crise e superam vendas em até 15%
A indústria têxtil catarinense não tem motivos para reclamar dos negócios neste início de ano. Se em outros setores de atividade e regiões do país os resultados frustraram os empresários, em Santa Catarina o primeiro trimestre foi bem melhor que o mesmo período do ano passado.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, houve aumento geral nas vendas do setor, tanto no segmento de cama, mesa e banho, como em vestuário. Lembra, entretanto, que o crescimento ocorre diante de um primeiro trimestre de 2011 muito ruim, por causa dos custo do algodão, que triplicou de preço, e da dificuldade de repasse no varejo.
Segundo ele, no primeiro trimestre deste ano houve maior adequação na oferta e os aumentos feitos em 2011 foram assimilados pelo varejo e pelo consumidor. "No começo de 2011, o varejo pagou mais caro pela produção, o cliente não aceitou e, nos meses seguintes, o varejo comprou menos. Agora isso mudou".
Além disso, o algodão voltou a ser cotado abaixo de US$ 1 por libra/peso e não "há surpresas pela frente", diz Kuhn. No começo de 2011, o algodão chegou próximo a US$ 3 por libra/peso e comprometeu a rentabilidade da maior parte das empresas do segmento.
Kuhn diz que o crescimento no segmento de vestuário foi menor que o registrado em cama, mesa e banho. O vestuário sentiu pouca melhora nas vendas do primeiro trimestre, mas ainda assim "cresceu um pouco" em relação ao primeiro trimestre de 2011, diz o presidente do Sintex.
Ele explica que março foi ainda um mês quente e as vitrines nas lojas já estavam com roupas de outono, mas ainda sem grande saída. "O fim de 2011 não foi bom, trouxe alguma insegurança para o começo de ano e o calor de março também atrapalhou as vendas."
Para o diretor-comercial da Altenburg, de Blumenau, Gláucio Gil de Souza Braga, o primeiro trimestre do ano também foi melhor em vendas do que o primeiro trimestre do ano passado. As vendas da empresa aumentaram cerca de 15% em relação ao mesmo período de 2011. Braga credita o bom desempenho principalmente à diversificação dos produtos.
O empresário está otimista para o desempenho do ano, mas não revela o crescimento esperado para
O diretor-comercial da Döhler, Carlos Alexandre Döhler, com sede em Joinville, também comemora os números do primeiro trimestre. Diz que a empresa está ganhando participação no mercado, entre outros fatores por uma política de preços mais competitiva. Para
(Vanessa Jurgenfeld | Valor)
Fonte: Valor
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