Notícias
27/04/2016 | Categoria: Têxtil
Instituto pesquisa tecido auto limpante
Cientistas da Austrália estão desenvolvendo nanoestruturas em têxteis que dispensam lavanderia ao serem expostos à luz.
Cientistas do Royal Melbourne Institute of Technology na Austrália (RMIT) descobriram uma maneira eficiente para cultivar minúsculas estruturas metálicas ou nanoestruturas que podem degradar a matéria orgânica quando expostas à luz. Os pesquisadores desenvolveram uma nova geração de tecidos auto limpantes que expelem a sujeira e manchas quando colocados sob uma lâmpada ou expostos ao sol. Tecidos usados em testes precisaram menos de seis minutos para limpar espontaneamente a si mesmos em pesquisas realizadas no RMIT, afirmam os pesquisadores.
A vantagem dos tecidos é que eles já contam com uma estrutura tridimensional, permitindo boa absorção da luz, que por sua vez acelera o processo de degradar matéria orgânica. Segundo o instituto, ainda há muito trabalho a ser feito antes que possamos jogar fora nossas máquinas de lavar roupa, mas, representa um grande avanço no desenvolvimento de têxteis auto limpantes.

Os pesquisadores trabalharam em nanoestruturas de cobre, à base de prata, que não são detectáveis a olho nu, porém, conhecidas por absorverem rapidamente a luz visível. Quando as nanopartículas são expostas à luz, elas absorvem a sua energia e criam elétrons quentes permitindo que nanoestruturas quebrem a matéria orgânica, eliminando a sujeira das fibras têxteis. O desafio da equipe da RMIT é construir nanoestruturas têxteis em escala industrial que permaneçam afixadas aos tecidos.
Outras pesquisas com nanoestruturas permitirão refrescar os tecidos sem usar água e evitar produtos químicos para tirar manchas. De acordo com o instituto, os próximos passos serão o desenvolvimento de nanovetores enriquecidos com compostos orgânicos que possam “limpar” manchas comuns como molho de tomate ou vinho.
Fonte: GBL jeans
Notícias relacionadas
-
Marcas parceiras do Sou de Algodão reforçam por que o algodão segue insubstituível
06/10/2026 | Categoria: Têxtil
Naturalmente presente na indústria têxtil: marcas parceiras do Sou de Algodão reforçam por qu...
-
45 anos de Lunelli: uma trajetória construída pela força da indústria e pautada em uma moda com sign
05/10/2026 | Categoria: Têxtil
A indústria têxtil e de confecção, no Brasil, passou por profundas transformaçõ...
-
Sua roupa está tentando te dizer algo (e a etiqueta é a tradutora)
23/09/2026 | Categoria: Têxtil
-
De Santa Catarina ao Mato Grosso, Grupo Rovitex celebra 25 anos de Incofios e 10 anos de Incofibras
23/09/2026 | Categoria: Têxtil
-
Diklatex assina tecidos dos novos uniformes de Independiente e Palmeiras
11/09/2026 | Categoria: Têxtil
Têxtil de Joinville amplia trajetória que já inclui clubes e seleções de destaque no f...
-
Maior vitrine de couros brasileiros da América Latina realizará a sua 4a edição em 2027
11/09/2026 | Categoria: Têxtil