Notícias
23/04/2019 | Categoria: Têxtil
Novo processo ECOLORO reduz em 90% o consumo de água no Tingimento Têxtil P
O tingimento têxtil industrial consome e polui milhões de litros de água todo dia

Depois de usada, essa água está cheia de corantes, químicos e sais. Como reciclar esta água poluída de uma forma eficiente e acessível para que possa ser reutilizada no processo de tingimento têxtil? Cientistas europeus pensam ter encontrado a resposta a esta pergunta com o projeto ECWRTI, que pretende reduzir o consumo de água e os custos usando tecnologias ambientalmente responsáveis.
Na produção têxtil, geralmente se utiliza cerca de 80 litros de água por cada quilo de tecido. Esta água entra no branqueamento do tecido, depois no tingimento e depois, na fixação das cores nos materiais têxteis, para que não desbotem. No fim, a água fica cheia de corantes e muito ácida. Através do processo EColoRO as tinturarias poderão reduzir seu consumo de água em até 90%, pois a tecnologia consiste em eletrocoagulação que elimina os corantes, seguida de filtração por membrana (osmose inversa), para tratar as águas residuais e reciclá-las.
O projeto ECWRTI pretende trazer ao mercado um novo conceito tecnológico que fecha o ciclo da água, separando a água, organometálicos e salmoura e produzindo uma água limpa que pode ser totalmente reutilizada pela tinturaria.
Notícias relacionadas
-
Tecnomoda leva tecnologia e informação para diferentes setores
20/03/2026 | Categoria: Têxtil
-
Lunelli destaca ESG como pilar estratégico no seminário Desvendando a Eficiência Operacional
06/03/2026 | Categoria: Têxtil
-
Projeto Encadeamento Produtivo da Lunelli, em parceria com o Sebrae, inicia novo ciclo
25/02/2026 | Categoria: Têxtil
-
Lunelli Malhas e Tecidos confirma participação na Colombiatex 2026 e apresenta nova coleção Pulsare
28/01/2026 | Categoria: Têxtil
Lunelli Malhas e Tecidos confirma participação na Colombiatex 2026 e apresenta nova coleção ...
-
Lunelli fortalece atuação como Empresa B e apresenta agenda de impacto positivo na COP30
25/11/2025 | Categoria: Têxtil
Lunelli fortalece atuação como Empresa B e apresenta agenda de impacto positivo na COP30 A Lunel...
-
Lunelli participa da COP 30 e apresenta avanços em sustentabilidade
17/11/2025 | Categoria: Têxtil
Lunelli participa da COP 30 e apresenta avanços em sustentabilidade A Lunelli marca presença pel...