Pequena empresa vai levar sua moda para o São Paulo Fashion Week

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31/03/2016 | Categoria: Moda

Pequena empresa vai levar sua moda para o São Paulo Fashion Week

A Amabilis faz parte do projeto de moda do Sebrae ES e irá lançar sua nova coleção na maior semana de moda do hemisfério sul

Da Agência Sebrae de Notícias - 24/03/2016
 
Modelo da Amabilis: empresa quer alcançar um novo patamar  (Foto: Reprodução / Sebrae)

A marca feminina Amabilis, uma empresa de pequeno porte do município de Colatina, chegará este ano à passarela da 41ª edição do São Paulo Fashion Week. Ela foi selecionada pelo projeto de aceleração de negócios Top Five, uma iniciativa conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD). O SPFW acontece de 25 a 29 de abril.

O projeto Top Five visa inserir os pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda e promover o desenvolvimento mais acelerado dessas marcas. Graças a consultorias recebidas durante oito meses, a marca capixaba vai dividir os flashes com estilistas e marcas renomadas da moda brasileira no evento que é uma grande oportunidade de marketing e comunicação.

Desde junho de 2015, os designers Luiz Carlos Guidoni e Robson Santos, sócios fundadores da Amabilis, receberam consultoria de especialistas que apontaram novos caminhos para a evolução do negócio tanto no desenvolvimento de produtos, na estratégia comercial, na comunicação e no branding. Assim, a nova coleção da marca, a segunda trabalhada com ajuda dos profissionais, foi apontada pelo time de consultores junto com a curadoria do São Paulo Fashion Week para ser lançada na semana da moda.

A Amabilis, que já veste algumas personalidades e celebridades da TV e cinema nacional, vai agora galgar um novo patamar. “Sabemos que o desfile é uma importante vitrine. Estamos muito felizes em poder lançar uma coleção numa plataforma como o SPFW”, afirma Luiz Guidoni.

Atualmente a marca possui uma loja própria em Colatina, quatro franquias distribuídas pelo Espírito Santo e está presente em 50 multimarcas no país. Anteriormente a marca trabalhava apenas com o varejo e hoje, tem voltado o negócio para o atacado. A exposição no SPFW deverá ampliar a visibilidade e consequente atuação da marca em todo o território nacional.

A Amabilis participa do Projeto Desenvolvimento da Moda Capixaba, do Sebrae ES, há onze anos, e desfila no Vitória Moda desde sua primeira edição, apresentando suas coleções e movimentando seus negócios.

O diretor técnico do Sebrae ES, Benildo Denadai, ressalta a importância do Top Five, que visa disseminar o mercado de moda. “O São Paulo Fashion Week é uma grande vitrine para projetar marcas no mercado nacional e ter uma marca representando o nosso Estado é motivo de orgulho. A cadeia produtiva da moda tem sido mais valorizada e reconhecida por gerar renda e trabalho em todo o país por conta das inovações apresentadas e a Amabilis é exemplo que isso vem dando certo”, afirmou Benildo.

Além da Amabilis, outros quatro pequenos negócios de diferentes regiões brasileiras participam do projeto de aceleração Top Five. Considerando o momento atual de cada marca, os consultores escolheram a empresa capixaba por considerarem que ela é a que tem mais potencial para explorar o SPFW de maneira efetiva nas diferentes áreas do negócio.

Sobre o Top Five

Lançado em 2015, o Top Five, uma ação do convênio Contextualizar na Moda II, tem o objetivo de mapear, preparar e promover a inserção dos pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda.

Por meio desse projeto cinco pequenos empreendedores de moda passaram por oito meses de capacitação nas áreas de branding, comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas participantes foram selecionadas a partir da indicação das unidades regionais do Sebrae. O processo seletivo iniciou-se com 20 indicados até chegar às cinco empresas participantes: PH Praia (Cabo Frio/RJ), Adriano Martin (Catanduva/SP), Amabilis (Colatina/ES), Green Co. e Jardin (ambas de Belo Horizonte/MG). São pequenos negócios estruturados e atuantes em diferentes segmentos.

O objetivo do Top Five foi promover o desenvolvimento mais acelerado das empresas participantes. Os resultados foram positivos e já podem ser mensurados nas mudanças iniciadas pelos empresários. Processos e dinâmicas de gestão foram revistos e reelaborados. As mudanças estão ocorrendo de diversas maneiras: realização de um efetivo planejamento criativo e comercial ocasionando transformações quantitativas e qualitativas nas peças comercializadas, avaliação de novos formatos de atuação no varejo e até mesmo escolha de novas formas de estar presente no mercado, desdobramento em novas linhas de produtos para aumentar a atuação no mercado nacional são alguns dos resultados.

A cadeia produtiva da moda, contemplando os segmentos de têxtil e confecção, couro e calçados e gemas e joias, tem sido reconhecida por seu elevado potencial de geração de renda e de postos de trabalhos em todo o Brasil. São 2,4 milhões de empregos no país, posicionando a moda como uma cadeia produtiva expressiva e promissora para alavancar o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país. Em 2015, a indústria de vestuário movimentou cerca de R$ 200 bilhões no país.

Sobre o convênio

O projeto Contextualizar na Moda surgiu da necessidade de inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda. As empresas escolhidas são alvo de uma programação intensa de consultorias, capacitações, palestras e participações em feiras, workshops e exposições, tendo acesso inclusive aos bastidores do São Paulo Fashion Week (SPFW), a maior semana de moda do hemisfério sul. Desde o início da parceria entre o Sebrae e o IN-MOD, em 2012, cerca de 650 empresários participaram das missões técnicas ao SPFW, 100 empresas exploram produtos na loja conceito FFWShop e cerca de 250 pequenos negócios foram beneficiados pela curadoria da loja FFWShop.

 

Fonte: pegn

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