Notícias
16/12/2024 | Categoria: Moda
Tecnomoda 2025: o futuro da moda e estofamento em um só lugar
Tecnomoda 2025: o futuro da moda e estofamento em um só lugar
Feira realizará a sua segunda edição em Ribeirão Preto/SP e terá duas linhas de montagem de estofamentos automotivos operando em tempo real – uma com material sintético e outra com couro
Prepare-se para a segunda edição da Tecnomoda, a feira que reúne materiais, equipamentos e serviços de ponta para os setores de moda, estofamento e automotivo. Com mais tecnologia, atrações inovadoras e espaços de networking, o evento oferece oportunidades únicas para negócios, troca de conhecimentos e contato direto com as principais tendências do mercado.
Com a segunda edição agendada para acontecer de 5 a 6 de fevereiro de 2025, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, a Tecnomoda se consolida como maior feira de couros para os segmentos da moda e de estofamento e capotaria, com 30 curtumes já confirmados. Tendo ainda em sua lista de expositores as quatro maiores fornecedoras de laminados sintéticos do País, além de uma gama muito completa de produtos e serviços abrangendo desde insumos, matérias-primas e tecnologias que representam o que há de melhor na cadeia de base para a indústria de calçados, roupas e acessórios.
O sócio diretor da feira, Ismael Zimmer, ressalta que a Tecnomoda foi pensada como um evento totalmente voltado para estimular a realização de negócios, desde o layout interno até o local e o período em que ela acontece, passando pela escolha qualificada das empresas parceiras e a seleção dos visitantes. “O mercado percebeu no evento uma grande oportunidade para o encaminhamento e o fechamento de acordos comerciais”, contextualiza Ismael.
O idealizador e diretor da feira, Ricardo Michaelsen, complementa a fala de Ismael lembrando que, no caso dos couros, a primeira edição da feira contou com a participação de 22 empresas que apostaram na ideia. Para a edição seguinte, o crescimento foi de quase 50%. Já o segmento de laminados participou da primeira edição com duas fornecedoras gigantes de sintéticos, e para 2025 trará pelo menos mais duas empresas de peso. “Teremos em nosso escopo nada menos do que as quatro maiores fabricantes deste mercado”, valoriza Ricardo.
Muitas expectativas e lançamentos importantes
Uma das empresas que participarão pela primeira vez da Tecnomoda é a fabricante de laminados Romplas. O diretor da empresa, João Pedro Ladeia Leal, afirma que está entusiasmado com a participação, considerada por ele uma excelente oportunidade para a demonstração dos produtos e inovações, bem como fortalecer relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros. “Participar de eventos desse tipo aumenta a visibilidade da Romplas no mercado e é uma chance de mostrar nossos produtos inovadores e as tecnologias que desenvolvemos em revestimentos sintéticos”, considera.
A Romplas vai expor uma variedade de artigos voltados principalmente para tapeceiros, oferecendo estética e durabilidade para sofás, poltronas e outros móveis estofados, além de revestimentos sintéticos para automóveis. A linha em destaque será a Automotiva, com o produto Uruguai Original, um revestimento sintético usado principalmente em estofados de veículos. Os principais atributos desse artigo incluem resistência a abrasão, umidade e variações de temperatura, toque agradável e aparência sofisticada, facilidade de manutenção e conforto para motoristas e passageiros, além de ser um material produzido com práticas sustentáveis que aumenta o valor percebido pelo mercado.
Jeniffer Ferreira das Neves, gerente da loja Sculp Leather, fala em nome de duas marcas a Sculp, que busca na Tecnomoda maior visibilidade, além de divulgação e fixação da marca no âmbito do e-commerce para couros e ferramentas, e a Krumenauer, que tem como propósito desenvolver clientes fora do RS, com foco em calçados e bolsas. “As duas empresas procuram estabelecer novos clientes fora do polo industrial do Rio Grande do Sul e entendemos que a Tecnomoda tem uma posição geográfica privilegiada, onde podemos nos encontrar com um número maior de visitantes de mercados que não atuamos de forma ativa”, pontua Jeniffer.
A Sculp oferece uma gama extensa de artigos para artesãos e empresas de pequeno porte, como ferramentas para trabalhos manuais em couro, tintas de acabamento e de borda, creme para acabamento do couro e couros bovinos, exóticos, mestiços, bezerros, pelegos, tapetes, dentre outros. “Só não temos couro moveleiro e automotivo”, sublinha.
Já o Cortume Krumenauer atende a empresas de grande porte do mercado interno, oferecendo couros bovinos para calçados, bolsas, cintos e artefatos em geral.
Membro da diretoria do Grupo JB Tecidos, Guilherme Bessa conta que o interesse em participar da Tecnomoda surgiu da percepção de que a feira pode conectar melhor a empresa com os seus clientes e parceiros. “Entendemos que a Tecnomoda, apesar de ter tido apenas uma edição, contou com nomes importantes do mercado automotivo e a JB a considera como uma grande oportunidade de expor melhor nossas soluções para nossos clientes, assim como nos apresentar para aqueles que não nos conhecem e possamos assim, formar grandes parcerias”, comenta Guilherme.
A empresa vai enfatizar dentre seus produtos a linha de tetos automotivos JB Revestimentos, que é voltada para uma gama ampla de veículos. “São diversos produtos para teto, desde a linha de tecidos, materiais dublados, assim como sintéticos. Os produtos têm as mais variadas aplicações e acabamentos visando a atender as mais diversas necessidades dos tapeceiros”, explica. Segundo Guilherme, existem muitos benefícios nesses artigos, mas os principais se destacam a variedade de opções que o tapeceiro e lojista pode contar, além da confiança de sempre ter o produto em estoque com o mesmo padrão de acabamento.
Novidades para 2025
DUAS EDIÇÕES CONFIRMADAS - A Tecnomoda projetou uma série de avanços para 2025. A primeira delas é que no próximo ano serão duas edições: uma com a realização marcada para os dias 5 e 6 de fevereiro e a outra agendada para os dias 6 e 7 de agosto.
TAPEÇARIA DO FUTURO - Outra atração na feira será o projeto Estofaria do Futuro, no qual dois modelos de carros terão os seus revestimentos sendo realizados em tempo real. Um deles será um opala ano 1976, que terá o seu acabamento interno e a capota em vinil da Cipatex. Este opala será posteriormente rifado e o dinheiro arrecadado será doado para auxiliar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O outro automóvel é uma BMW, que terá a parte interna revestida em couro pela Leather Labs. O público poderá acompanhar na própria feira os materiais sendo cortados, costurados, colados e aplicados nos respectivos carros, numa experiência única.
PALESTRAS - O ciclo de palestras será turbinado com a adição de novos nomes além da atualização de temas com profissionais que se consagraram na edição anterior, trazendo muita informação técnica, de mercado e tendências.
VITRINE - A partir da edição de fevereiro, a Tecnomoda vai ter uma exposição de materiais na entrada da feira para mostrar aos visitantes uma prévia do que está sendo apresentado nos estandes.
M&L COMUNICAÇÃO
Luís Vieira | 51 99922 0137
Melissa Zambrano | 51 99694 0262
Fonte: M&L COMUNICAÇÃO
Notícias relacionadas
-
Texplay lança novo e-book sobre IA na Moda
09/01/2025 | Categoria: Moda
-
Texplay lança primeiro curso de IA na Moda
17/09/2024 | Categoria: Moda
Texplay lança primeiro curso de IA na Moda Voltado a profissionais e em...
-
Diretor de arte usa design gráfico para brincar com peças e logos de moda
06/11/2020 | Categoria: Moda
-
Vem ver as estampas HIT do verão 2021
06/11/2020 | Categoria: Moda
-
Inverno 2019: as tendências que vão pegar na estação fria
09/03/2019 | Categoria: Moda
-
Candy Colors invadem o red carpet do Oscar 2019
09/03/2019 | Categoria: Moda
Do lilás, passando pelo rosa ao azul, os tons adocicados dominaram as produções do...