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18/02/2025 | Categoria: Moda
Tecnomoda apresenta tecnologias e tendências para a moda, lança a primeira associação de tapeceiros
Dezenas de fornecedores de materiais, insumos, tecnologia e serviços expuseram seus lançamentos para
fabricantes de calçados e artefatos e empresas de tapeçaria, promovendo negócios ao longo dos próximos meses
A segunda edição da feira Tecnomoda, que se encerrou no dia 6 de fevereiro, em Ribeirão Preto/SP, teve como ponto forte a maciça presença de visitantes, em busca de novos materiais para o desenvolvimento de seus produtos. Ao todo, segundo a diretoria da feira, em torno de 7.200 profissionais percorreram os corredores para conhecerem as novidades oferecidas para as coleções das próximas estações. Fabricantes de calçados, artefatos e vestuário, por exemplo, puderam confirmar as principais tendências em couros, laminados sintéticos, aviamentos e pré-fabricados, além de máquinas e equipamentos. Já o segmento de estofamento automotivo, além das tecnologias e criações em couros e sintéticos e demais materiais, acompanharam todo o processo de estofamento de dois carros - um opala cupê ano 1976 e uma BMW ano 2015, vendo na prática a performance dos materiais aplicados. O opala foi revestido em sintético da Cipatex e a BMW em couro da Leather Labs.
Pensando na otimização da experiência do visitante e na assertividade dos materiais exibidos, a Tecnomoda, que teve seus corredores e estandes lotados durante os dois dias, estabeleceu uma parceria com o Studio Compor para disponibilizar a todos os participantes a sua pesquisa de moda que aponta as principais tendências em cores, estilos, materiais e design. O resultado pôde ser conferido já na entrada da feira, num showroom montado com a curadoria da diretora do Studio Compor, Tatiana Ritzel. “A intenção foi valorizar o material do expositor e ao mesmo tempo apresentar um resumo dos lançamentos, seja para o setor de decoração, de calçados, de vestuário ou de estofamento, fazendo com que o visitante, antes mesmo de acessar o espaço de exposição, tivesse um melhor entendimento de que há muita informação de moda no que foi exibido na feira”, resumiu Tatiana.
Quase 50 empresas expuseram seus produtos no showroom
No espaço, os visitantes receberam antecipadamente as primeiras informações sobre o que estava sendo disponibilizado pelos expositores. Ao todo, 48 empresas entre as cerca de 80 marcas que expuseram na feira cederam seus materiais para a exibição prévia.
Listagem das empresas por tipo de material
Enfeites de Metal: Altero;
Aviamentos: Mared Textil, Stickfran;
Componentes: Manaus Solados;
Couro: Andradina, Apucarana Leather, Arte Final, Brasleather, Cacique, Casa Romeu, Couro Premium, CR Leather, Grupo Caio, Inpelli, Krumenauer, Natur, OCM, Partner, Romeu Couros, Sculp Leather, Sobreira, Toinzinho, Tropical, Zitty;
Couro Exótico: Exotic Leather, Nova Kaeru, Tilápia Leather;
Produtos Químicos: Artecola, Bruni Química, FCC, Kisafix, LS Leather Solutions, MK Química, Noko Química, Quimifinish;
Materiais Técnicos: Boxflex;
Laminados Sintéticos: Cipatex, Custom Car Belts, Kelson's, Polibox, Romplas, York;
Tecidos e Dublagens: Grupo JB, Magma, Roma Dublados.
Comentando que o setor calçadista precisava desta feira, que traz oportunidades, gera conexões e apresenta soluções para a indústria inovar nos produtos, a diretora executiva do Sindicato da Indústria do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi), Silvia Mestriner, contou que a instituição organizou uma comitiva de 40 empresários e profissionais que representam 20 empresas calçadistas da cidade e assegurou que “certamente nossos associados vão finalizar negócios a partir dessa visita”.
Segundo o diretor da Tecnomoda, Ricardo Michaelsen, os mais de 7 mil visitantes vieram de todas as regiões do País e também do exterior. “Do Sudeste, atraímos visitas de empresas estabelecidas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo; do Sul, vieram do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; do Centro-Oeste, recebemos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; do Norte, vieram visitantes do estado de Tocantins; já do Nordeste, vieram do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão. Além desses, a feira atraiu visitantes internacionais vindos da Argentina e da Índia”, listou Ricardo.
Expositores e visitantes aprovaram a segunda edição
“A feira atraiu um bom número de visitantes, mas estamos surpreendidos com a quantidade de empresas focadas no segmento automotivo que vieram conferir as novidades.” A afirmação é da gerente comercial da Zitty Couros, Polyane Faleiros. A empresa apresentou em seu estande uma coleção de 11 linhas de couros vacum acabados, dentre eles o couro batido Vêneto, com flor integral sem estampa, com quebra natural em 18 cores suaves pensadas para o verão 2026. Outra linha é o Cristal Metalizado, também batido e com quebra natural, que proporciona conforto e maciez para o produto final.
A Moschem é uma empresa que oferece vários produtos pré-fabricados para a indústria calçadista. O diretor da empresa, Tiago Walber, comentou que participou pela primeira vez e gostou da experiência. “A feira atraiu bastante público, que estava buscando negócios. Com isso novos clientes surgiram e pensamos em voltar também como expositores na próxima edição”, avaliou.
O designer gaúcho Claudemir Lorenzi, da criação da CR Leather, participou pela segunda vez da Tecnomoda. “A feira é para nós de extrema significância, pois conseguimos mostrar nossos couros para vários segmentos, como os de calçados, artefatos, automotivo e moveleiro, com desenvolvimentos apropriados para cada um. Isso também nos leva a fazer um exercício de criação, para que possamos atingir a todos esses setores com artigos direcionados”, comentou. Um exemplo elaborado especialmente para a feira foi um couro corrugado, que foi aplicado em um banco de automóvel para ser exibido na feira.
Cristina Steiner, do desenvolvimento do Curtume Partner, participou pela primeira vez da mostra, com a perspectiva de estar mais próxima dos clientes de São Paulo e de Minas Gerais e a decisão de estar presente foi por ter recebido boas referências de quem esteve na edição anterior. “Recebemos clientes já consolidados e também tivemos contatos com outras empresas, e acreditamos que vamos fechar bons negócios a partir dessas visitas”, pontuou.
Flávio Bersan, da Anix Couros, que atua nos ramos de selaria e artefatos, foi um dos visitantes ouvidos. Ele comentou que “a Tecnomoda conseguiu a façanha de reunir novamente o setor de couros e se tornou o principal evento desse segmento”. Jaime Gomes e Raul Henrique, da Tapeçaria Reis, disseram estar “surpreendidos” com o tamanho e a organização da feira. “Nos surpreendemos desde a forma como as empresas apresentaram seus produtos até as novas tecnologias e o potencial de network do evento”, disse Jaime, complementando “de zero a 10 eu daria a nota 12 para a Tecnomoda”. Raul comentou que “conhecemos o outro lado da tapeçaria, que são as empresas fabricantes dos materiais e das tecnologias que usamos no nosso dia a dia e também tivemos acesso a profissionais que são referência no ramo e que dificilmente teríamos oportunidade de conhecer, se não fosse a feira”, disse.
O sócio diretor da Exótic Couros, Saul Grupenmacher, conta que a empresa esteve presente nas duas edições da feira. “Sabíamos que seria uma excelente oportunidade para apresentar novidades aos nossos clientes e também para novas pessoas/empresas interessadas em Couros Exóticos”, salientou o empresário, destacando que foram levados para a feira praticamente todas as variedades de couros com as quais trabalha, como por exemplo couros de pirarucu, arraia, avestruz e jacaré. “Apresentamos a maior variedade de couros exóticos do mercado para poder atender os mais variados clientes nos segmentos da moda”, assegura. Um dos artigos apresentados foi o couro Pirarucu Escama Natural - um couro macio e de toque agradável, destinado principalmente para bolsas e acessórios. O material foi apresentado em uma grande gama de acabamentos, como brilho, fosco, semi-brilho, metalizado e perolado. “É um material que impacta no estilo e no visual”, pontuou.
Feira foi palco para o lançamento da ABTA
Um dos acontecimentos na agenda da Tecnomoda foi o encontro promovido entre os tapeceiros para a apresentação da ABTA - Associação Brasileira Tapeçaria Automotiva. A entidade foi idealizada pela diretoria da feira, em conjunto com lideranças do setor, e nasce com a missão de pensar em políticas que defendam os interesses da categoria e promovam estratégias para o desenvolvimento sustentável desse segmento econômico.
O encontro serviu num primeiro momento para apresentar aos profissionais os objetivos da entidade e esclarecer como o associativismo pode fortalecer as empresas, gerando mais oportunidades de negócios.
Segundo os idealizadores, esse é um passo muito importante para toda a cadeia, pois a atuação da associação será bastante ampla em diferentes esferas e as conquistas dos associados vão repercutir no setor como um todo.
O foco agora está voltado para a criação de uma comissão que vai tratar da formatação da primeira gestão, tendo como um dos propósitos garantir a representatividade das diferentes regiões do Brasil.
Opala restaurado está sendo rifado: Dinheiro arrecadado será convertido para instituições de assistência a vítimas das enchentes no RS
O opala cupê ano 1976, que foi totalmente restaurado e teve o seu revestimento interno e a capota refeitas em laminados sintéticos da Cipatex durante a Tecnomoda, está sendo rifado. Para participar acesse o site https://rifei.com.br/rifa-opala-1976-feira-tecnomoda. Todo o dinheiro arrecadado será destinado a instituições que prestam auxílio às vítimas das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio de 2024 e que ainda hoje se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O diretor da Tecnmoda, Ismael Zimmer, ressalta que esta ação sintetiza a responsabilidade social da feira, que se propõe a ser não apenas uma oportunidade de desenvolvimento para as empresas, mas também promover o bem-estar da comunidade. “Cada contribuição será importante e esperamos arrecadar uma boa quantidade de dinheiro com essa rifa, que vai se transformar em recursos para as famílias atingidas pelas cheias do ano passado”, ressalta Ismael.
Próxima edição
A próxima edição da Tecnomoda está agendada para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2026. Ao invés do projeto Tapeçaria do Futuro, a feira vai apresentar o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas, no qual será mostrado aos visitantes os processos em tempo real da montagem de uma linha de bolsas femininas.
M&L COMUNICAÇÃO
Luís Vieira | 51 99922 0137
Melissa Zambrano | 51 99694 0262
Fonte: M&L COMUNICAÇÃO
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