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30/03/2016 | Categoria: Mercado
3 passos para começar um negócio de R$ 1 milhão em uma semana
Abrir um negócio requer muito mais prática e ação do que inspiração
Passo 1: Encontre uma ideia lucrativa de negócio que faça sentido para você
Em resumo, o seu objetivo aqui é buscar uma ideia de produto ou serviço que alguém esteja disposto a pagar para resolver um problema específico. Não se trata de ser extremamente criativo, inovador etc. Trata-se de colocar-se no lugar de um cliente e resolver um problema para ele/ela. Algumas ideias para se inspirar podem começar aqui.
a. Pense em problemas do dia-a-dia que requerem uma certa repetição. Por exemplo, donos de cães alimentam seus pets no mínimo duas vezes por dia, todos os dias.
b. Veja a lista de produtos mais vendidos na Amazon dos EUA e tente entender se daria para adaptar alguns deles para clientes/problemas no Brasil.
c. Entre nas categorias de produtos do MercadoLivre e Submarino. Veja quais são os produtos mais vendidos, mais bem avaliados e tente entender o porquê.
Passo 2: Encontre um grupo de clientes (“mercado”) com um valor de R$ 1 milhão
Agora que você encontrou uma ideia de negócio, veja como as pessoas realmente se interessam por ela. Entre no Google Trends e na seção de publicidade do Facebook para testar.
Por exemplo, vamos voltar ao nosso público de “donos de cães”, que têm uma rotina diária para alimentá-los. Seria correto imaginar que uma parte destes donos dão algum tipo de ração para seus animaizinhos todos os dias. Uma rápida busca no Google Trends com o termo “ração de cachorro” nos traz o seguinte resultado. De 2007 para cá, as buscas por rações para cachorro tem crescido de forma expressiva.
E mais, se analisarmos quais foram as Top 7 cidades que mais buscaram por este assunto (ração para cachorros), encontramos a seguinte lista.
Para refinar ainda mais nosso mercado de “rações para cachorro”, vamos ver quantas pessoas estão interessadas tanto em “cachorros” como em “rações” nessas cidades. Numa análise rápida no Facebok para estas cidades acima, vemos que mais de 600 mil pessoas se interessam por esse assunto. Como queremos ter uma ideia de quanto as pessoas gastam por mês nessa categoria, fazemos uma rápida busca no Buscapé e assumimos que um pacote típico de ração custa em torno de R$ 40.
Se assumirmos, de forma bem conservadora, que 10% das pessoas que se dizem interessadas por ração de cachorro gastam estes R$ 40 todos os meses, descobrimos que existe um mercado nestas cidades de aproximadamente R$ 2.400.000 / mês (61.000 clientes X R$ 40/mês).
Bingo! Descobrimos um mercado potencial de mais de R$ 1 milhão em 7 cidades brasileiras, com pessoas que separam uma parte do seu orçamento mensal para investir em seus animais de estimação.
Passo 3: Valide a sua ideia
Agora que encontramos nosso mercado de R$ 1 milhão, podemos pensar em quais coisas adicionais estes donos de cães poderiam se interessar em comprar. Por exemplo, algo que tenha alguma relação com seu hábito de alimentar diariamente animais. Pratinhos bacanas para servir a ração? Complementos vitamínicos? Outros?
Com esse produto ou serviço específico definido, precisamos agora testar o interesse das pessoas. Em poucos minutos, você pode criar uma landing page em um lugar como este ou gastar alguns minutos mais e criar uma loja no Wordpressou Shopify, por exemplo.
Uma vez criado o site da ideia, faça um pequeno investimento em publicidade no Facebook para testar o interesse. Com R$ 200, você chega a uns 4.000 potenciais clientes (daqueles 61.000 nas 7 cidades acima). Se alguns ou vários deles curtirem a sua página, ou se inscreverem na sua newsletter, ou mesmo comprarem um produto (!!!), você acaba de validar o seu negócio.
E se ninguém se interessar e não ligar? Sem problemas! Com alguns poucos passos e reais investidos, você acaba de provar se existe ou não um negócio para a sua ideia. Se a resposta for não, seguimos em frente para a próxima ideia, próximo negócio.
Ser empreendedor tem a ver com sonhos. Mas, essencialmente, ser empreendedor tem a ver com ser realista (sobre si mesmo e sobre o mercado) e saber se, para aquilo que você quer vender (um produto, um serviço, uma ideia), existe alguém disposto a comprar. Seja 100% prático. É isso.
Fonte: revista pegn
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