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05/05/2016 | Categoria: Mercado
O Mercado Têxtil e suas novas tecnologias
Nos últimos tempos, o mercado têxtil e seus profissionais estão recebendo uma avalanche de novas tecnologias diariamente. São aplicativos que resolvem seus problemas de modelagens e informática, programas de computador que fazem em minutos o que você antes levava horas pra fazer, tecidos inovadores surgindo, máquinas que imprimem a sua roupa, sapatos, acessórios e muito, muito mais.
Para adaptar-se a este novo modelo de mercado, é preciso que todos que estão envolvidos nos processos, seja do criativo ao comercial, fiquem antenados em tudo que acontece nesse vasto mundo da tecnologia e, principalmente, da nanotecnologia.
Nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, trabalha com a matéria-prima em dimensões muito menores do que o habitual, possibilitando uma maior manipulação das moléculas e, consequentemente, do produto final. Nesta semana, o que chamou a atenção dos profissionais da Moda foi a chamada “Camisa Permatech”, uma espécie de tecido criado com nanotecnologia que não deixa nenhuma mancha grudar na camisa. Os dias de tomar café, vinho tinto ou comer espaguete em público com medo de se sujar, acabaram! Mas, por ser uma ideia nova, ainda é preciso investimentos para ela sair do papel e começar a ser produzida.
Além da Permatech, existem diversas camisas sendo produzidas com materiais inovadores, que prometem ser a solução para todos os problemas do cotidiano da população. É o caso também da camisa desenvolvida pela marca Wool&Prince. Segundo os seus criadores, a camisa é feita com uma lã especial que não precisa ser lavada nem passada por até 100 dias, independente das condições em que ela for usada. A lã Merina natural é seis vezes mais resistente que o algodão e não suja nem amassa.
Outro exemplo de um bom avanço do mercado têxtil online é a criação de um sistema que faz a medição extada do corpo do consumidor antes da compra, direcionando-o para os produtos disponíveis para o seu tamanho, a fim de diminuir o número de devoluções de compras do setor (pelo menos 50% das roupas que são compradas online são devolvidas, muitas por não caberem no cliente).
O manequim robótico que está exibido na vitrine da loja Fits.me, empresa responsável por aprimorar o sistema de medidas. @Reprodução
Apesar de inovador, corre o risco de a ideia diminuir os lucros à longo prazo de diversas empresas, principalmente as que só possuem lojas online. É um caso bastante complicado ainda, mas que vem sendo estudado.
Talvez um dos maiores competidores do mercado têxtil do futuro seja a impressora 3D. Não é de hoje que muitos profissionais do ramo já expressam algum sentimento de preocupação quanto a isso, e buscam cada vez mais maneiras inovadoras de se destacar no mercado.
A impressora 3D é capaz de criar uma infinidade de modelos de praticamente qualquer coisa, de roupas e sapatos à objetos de cozinha. No quesito moda, diversos designers mundo afora já criaram coleções inteiramente feitas com impressões em materiais flexíveis, que variam das modelagens simples às mais complexas, mas que se encaixam perfeitamente no corpo da modelo. Um dos vestidos feitos em uma impressora 3D que ficaram famosos foi o criado pelo designer Michael Schmidt (famoso por vestir Lady Gaga e outras celebridades) e do arquiteto Francis Bitonti. Juntos, eles criaram, em um Ipad, um vestido para a modelo e atriz Dita Von Teese, todo feito a partir de suas medidas e com um material baseado em Nylon.
O designer finlandês Janne Kyttänen criou uma nova linha de sapatos de salto alto que podem ser baixados de graça na internet e impressos em 3D, em algumas horas. O usuário só precisa escolher o tamanho e imprimi-lo na cor da sua preferência e pronto! Na internet, Janne possui o site Cubify, onde disponibiliza diversos objetos para serem baixados e impressos.
Apesar do fenômeno das impressoras, esta máquina ainda possui seu custo muito elevado e, por enquanto, é praticamente inviável para a maioria da população, ter uma em casa. Mas, com o tempo, quem sabe?
Os desafios mercadológicos sempre existiram e sempre vão existir. Por isso, é preciso sempre estar atualizado de tudo que acontece e buscar a melhor maneira de exibir o seu diferencial para os consumidores. É a partir da capacidade de cada designer de ser autêntico, criativo e inovador, que o sucesso é alcançado nesta selva de leões que é a Moda. Sejam bem-vindos ao futuro!
Fonte: Profição Moda
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