Notícias
05/06/2015 | Categoria: Mercado
Ceará se destaca na produção de roupas infantis
Estampas de bichos, como onça, zebra, e até de dinossauro, por que não? Podem ser ainda de super-heróis ou de qualquer outro personagem do universo das crianças. Assim é a moda infantil, que acompanha tendências, mas com muito mais liberdade. É uma moda divertida, que leva em conta, principalmente, o conforto dos pequenos. Pequenos no tamanho, mas que representam uma importante fatia no Mercado. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil mostram que o Brasil alcança uma média de produção anual que chega a 1,5 bilhão de peças. Fazendo os cálculos, isso significa uma produção per capita de 7,9 peças por ano. Ainda segundo a Abit, o mercado brasileiro de Moda Infantil e Bebê é composto por 7 mil indústrias e gera 361 mil empregos no País.
O Ceará também é destaque na moda infantil. Pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial, o IEMI, feita exclusivamente para o Anuário da Moda do Ceará, mostra que a produção do estado nesse segmento reflete bem as médias observadas no conjunto da produção nacional. Em 2013, 20,8% da produção de vestuário no Ceará foram de roupas infantis. 12,3% feminino e 8,5% masculino. Sem contar com a produção para bebês, que representou 3,2%.
É comum empresas do Ceará que já atuam no mercado com moda para adultos lançarem também suas linhas para crianças, acompanhando a tendência de coleções com peças semelhantes para pais e filhos. Mas há também empresas estabelecidas há vários anos no mercado cearense, que produzem exclusivamente para o mercado infantojuvenil e vendem suas peças para todo o País. A criação e a fabricação dessas peças surgem, cada vez mais, como um desafio para a indústria, que tem que agregar design, conforto e tecnologia em pequenas medidas de tecidos para vestir meninas e meninos que já nascem consumindo moda.
Fonte: Anuario da Moda
Notícias relacionadas
-
Plus size: uma oportunidade de negócios
20/12/2018 | Categoria: Mercado
Ao longo dos anos, acompanhamos grandes mudanças no segmento de moda plus size. Se no início dos ...
-
AS REGRAS PARA QUEM QUER SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
20/05/2016 | Categoria: Mercado
Dsde 2009, os brasileiros passaram a ter uma opção fácil e rápida para deixar de ser um empr...
-
O Mercado Têxtil e suas novas tecnologias
05/05/2016 | Categoria: Mercado
Nos últimos tempos, o mercado têxtil e seus profissionais estão recebendo uma avalanche de...
-
Buscando o primeiro emprego na área de moda: Por quais caminhos seguir?
05/05/2016 | Categoria: Mercado
É muito comum um adolescente escolher a moda como profissão influencia...
-
Startup cria app que aumenta visibilidade das lojas
02/05/2016 | Categoria: Mercado
-
Pequenas estrelas no tapete vermelho
18/04/2016 | Categoria: Mercado
A moda infantil já deixou as produções tradicionais e ganhou novos direcionamentos há alguns...