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22/06/2015 | Categoria: Artigo
Modelagem 3D está mudando a indústria da moda
Desde o início de 1990, a tecnologia de jato de tinta e especialmente a tinta à base de água
(conhecida como sublimação de tinta ou dispersão direta de tinta) tornaram possível imprimir
diretamente em tecido de poliéster. Isto começou principalmente com a comunicação visual
no varejo e na promoçãoda marca (bandeiras, banners e outras aplicações de ponto de venda).
A impressão em nylon e seda podeser feito por meio de uma tinta ácida.
Tinta reativa é usada para fibras à base de celulose,como algodão e linho.
1. Tintas Reativas – para imprimir em todas as fibras naturais.
2. Tintas Ácidas – para imprimir em lycra poliamida, seda, lã.
3. Tintas Dispersas – para imprimir diretamente em poliéster e misturas.
4. Tintas de Sublimação – para imprimir em papel de sublimação para ser transferido para tecidos.
Issey Miyake foi um dos primeiros a aproveitar a tecnologia da estamparia digital em suas coleções
com a colaboração de artistas convidados, mas foi a coleção de Alexander McQueen de Primavera 2010,
Plato´s Atlantis, que realmente colocou a estamparia digital na mira da moda e ganhou mais força
com otrabalho da estilista Mary Katrantzou. A nova geração de designers de moda, cresceram usando
todos osmeios digitais durante sua vida e obviamente que é natural que eles usem também
essa tecnologia em suas coleções.
A estamparia digital deu aos estilistas a liberdade de colocarem suas idéias sobre tecido como nunca
existiu antes como é o caso da marca Continuum que se baseia completamente na impressão digital
e impressão 3D.
Existem dois processos de estampagem sendo um o da sublimação, onde uma grande impressora faz a
impressão da estampa sobre um rolo de papel especial que depois transfere o desenho sobre tecidos
sintéticos através de calor e o outro processo é o de impressão digital feita diretamente sobre tecidos
defibra natural, com redução de 95% no uso de água e 75% do consumo de energia, minimizando
o desperdício têxtil.As vantagem da impressão digital são as de estampar com milhares de cores
e a capacidade de fazerpequenas tiragens de cada desenho o que é de grande ajuda para
quem faz roupas sob medida ou pequenas produções.
Já a modelagem virtual 3D de roupas é feita pelos softwares OptiTex e CLO 3D que dão uma
contribuiçãofantástica aos estilistas que agora podem ter uma noção exata de como vai se
comportar suas criações antesde serem produzidas. O software OptiTex foi criado para
que o estilista possa desenvolver suas coleções de roupas em avatares virtuais,
testando os diverso tipos de caimento de tecido e estampas antes de confeccionar
a peça real. No OptiTex o designer pode fazer teste de cores, testar o caimento dos tecido,
modificar a modelagem, colocar e modificar estampas e ter uma noção exata da modelagem
da roupa para evitar desperdício de tecido. Já o software CLO 3D dá movimentos aos avatares
para que desfilem numa passarela virtual mostrando de todos os ângulos o caimento das roupas.
Fantástico!
Mas a moda é sobre criatividade não é mesmo? Os métodos digitais melhoraram isso também,
dando inigualávelliberdade criativa para o designer. Os padrões das estampas não precisam ser
repetitivos ou fazer sentido paraque a máquina as aceite; qualquer combinação de design
funciona, o que significa que você pode esboçara sua roupa no mais fino dos detalhes.
O estilista tem a possibilidade de fazer uma estampa que preencha
toda a modelagem de uma camiseta, saia, blusa, bermuda ou vestido e imprimir somente
a modelagemcom a estampa dentro, possibilitando fazer inúmeros arranjos dentro da
modelagem ecentralizar os desenhos do jeito que preferir.
Com uma impressora digital têxtil pode-se fazer qualquer tipo de desenho com milhares de cores
e imprimi-las no tecido. A eliminação das telas serigráficas e cilindros fornece um benefício enorme
parase fazer peças pilotos ou mesmo a produção da coleção com mais rapidez. Além disso,
a impressão digitalpermite ao designer escanear imagens, obras de arte ou qualquer outra coisa
que desejar passar para o tecido.A revolução tecnológica na moda começou com essas
tecnologias inovadoras que hoje já são utilizadas pordiversas empresas, a próxima
revolução vão ser a impressão 3D e os tecidos inteligentes que vão levar a moda
a um outro nível só visto na ficção científica, e são essas as tecnologias utilizadas em algumas
fashion labs de vanguarda.
Veja o exemplo abaixo da coleção Flamingo Pua, que envolveu a concepção,
desenvolvimento e criação deprotótipos de seis peças de vestuário desde o conceito inicial
virtual até a impressão e fabricação das roupas.
A utilização de aplicativos 2D e 3D permitiu que todo o desenvolvimento da
coleção fosse muito rápida. Este projeto demorou cerca de três semanas do início ao fim.
Os programas utilizadas foram Adobe Photoshop e Illustrator, OptiTex e CLO 3D.
O Photoshop foi usado para desenvolver o layout do conceito inicial e o Illustrator foi
usado para desenvolveros padrões de repetição das impressões, criar as silhuetas básicas
das peças de vestuário onde foramajustadas as estampas para serem impressas sobre o tecido.
O OptiTex é um aplicativo multi-dimensional,e neste projeto ele foi usado para desenvolver
o design das roupas e fazer testes de modelagem 3D antese depois das estampas serem
aplicadas e exportar o layout das roupas para o Illustrator.
Fonte: Textil e Industry
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