Modelagem 3D está mudando a indústria da moda

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22/06/2015 | Categoria: Artigo

Modelagem 3D está mudando a indústria da moda

 
O Big Bang da revolução da estamparia digital ganhou força nos últimos anos com 5 marcas de
vanguarda como Alexander Mcqueen, Peter Pilotto, Mary Katrantzou, Clover Canyon e
Basso & Brooke. Antes, ninguémrealmente pensavaque a tendência de estamparia digital iria
durar muito pois tinha sido difícilconvencer as mulheres a abraçar o conceito.
Mas os pessimistas estavam errados: 7 anos depois, a impressão digital continua dominando as passarelas
(o que vai acontecer com a impressão 3D também) e está sendo acompanhada de outra tecnologia
que é a modelagem virtual 3D.
 

Desde o início de 1990, a tecnologia de jato de tinta e especialmente a tinta à base de água

(conhecida como sublimação de tinta ou dispersão direta de tinta) tornaram possível imprimir

diretamente em tecido de poliéster. Isto começou principalmente com a comunicação visual

no varejo e na promoçãoda marca (bandeiras, banners e outras aplicações de ponto de venda).

A impressão em nylon e seda podeser feito por meio de uma tinta ácida.

Tinta reativa é usada para fibras à base de celulose,como algodão e linho.

1. Tintas Reativas – para imprimir em todas as fibras naturais.
2. Tintas Ácidas – para imprimir em lycra poliamida, seda, lã.
3. Tintas Dispersas – para imprimir diretamente em poliéster e misturas.
4. Tintas de Sublimação – para imprimir em papel de sublimação para ser transferido para tecidos.

Issey Miyake foi um dos primeiros a aproveitar a tecnologia da estamparia digital em suas coleções

com a colaboração de artistas convidados, mas foi a coleção de Alexander McQueen de Primavera 2010,

 Plato´s Atlantis, que realmente colocou a estamparia digital na mira da moda e ganhou mais força

com otrabalho da estilista Mary Katrantzou. A nova geração de designers de moda, cresceram usando

todos osmeios digitais durante sua vida e obviamente que é  natural que eles usem também

essa tecnologia em suas coleções.

A estamparia digital deu aos estilistas a liberdade de colocarem suas idéias sobre tecido como nunca

existiu antes como é o caso da marca Continuum que se baseia completamente na impressão digital

e impressão 3D.

Existem dois processos de estampagem sendo um o da sublimação, onde uma grande impressora faz a

impressão da estampa sobre um rolo de papel especial que depois transfere o desenho sobre tecidos

sintéticos através de calor e o outro processo é o de impressão digital feita diretamente sobre tecidos

defibra natural, com redução de 95% no uso de água e 75% do consumo de energia, minimizando

o desperdício têxtil.As vantagem da impressão digital são as de estampar com milhares de cores

 e a capacidade de fazerpequenas tiragens de cada desenho o que é de grande ajuda para

quem faz roupas sob medida ou pequenas produções.

Já a modelagem virtual 3D de roupas é feita pelos softwares OptiTex e CLO 3D que dão uma

contribuiçãofantástica aos estilistas que agora podem ter uma noção exata de como vai se

comportar suas criações antesde serem produzidas. O software OptiTex foi criado para

que o estilista possa desenvolver suas coleções de roupas em avatares virtuais,

testando os diverso tipos de caimento de tecido e estampas antes de confeccionar

 a peça real. No OptiTex o designer pode fazer teste de cores, testar o caimento dos tecido,

modificar a modelagem, colocar e modificar estampas e ter uma noção exata da modelagem

da roupa para evitar desperdício de tecido. Já o software CLO 3D dá movimentos aos avatares

para que desfilem numa passarela virtual mostrando de todos os ângulos o caimento das roupas.

Fantástico!

Mas a moda é sobre criatividade não é mesmo? Os métodos digitais melhoraram isso também,

dando inigualávelliberdade criativa para o designer. Os padrões das estampas não precisam ser

repetitivos ou fazer sentido paraque a máquina as aceite; qualquer combinação de design

funciona, o que significa que você pode esboçara sua roupa no mais fino dos detalhes.

O estilista tem a possibilidade de fazer uma estampa que preencha

toda a modelagem de uma camiseta, saia, blusa, bermuda ou vestido e imprimir somente

a modelagemcom a estampa dentro, possibilitando fazer inúmeros arranjos dentro da

modelagem ecentralizar os desenhos do jeito que preferir.

Com uma impressora digital têxtil pode-se fazer qualquer tipo de desenho com milhares de cores

imprimi-las no tecido. A eliminação das telas serigráficas e cilindros fornece um benefício enorme

parase fazer peças pilotos ou mesmo a produção da coleção com mais rapidez. Além disso,

a impressão digitalpermite ao designer escanear imagens, obras de arte ou qualquer outra coisa

que desejar passar para o tecido.A revolução tecnológica na moda começou com essas

tecnologias inovadoras que hoje já são utilizadas pordiversas empresas, a próxima

revolução vão ser a impressão 3D e os tecidos inteligentes que vão levar a moda

a um outro nível só visto na ficção científica, e são essas as tecnologias utilizadas em algumas

 fashion labs de vanguarda.

Veja o exemplo abaixo da coleção Flamingo Pua, que envolveu a concepção,

desenvolvimento e criação deprotótipos de seis peças de vestuário desde o conceito inicial

virtual até a impressão e fabricação das roupas.

 A utilização de aplicativos 2D e 3D permitiu que todo o desenvolvimento da

coleção fosse muito rápida. Este projeto demorou cerca de três semanas do início ao fim.

 Os programas utilizadas foram Adobe Photoshop e Illustrator, OptiTex e CLO 3D.

O Photoshop foi usado para desenvolver o layout do conceito inicial e o Illustrator foi

usado para desenvolveros padrões de repetição das impressões, criar as silhuetas básicas

das peças de vestuário onde foramajustadas as estampas para serem impressas sobre o tecido.

O OptiTex é um aplicativo multi-dimensional,e neste projeto ele foi usado para desenvolver 

o design das roupas e fazer testes de modelagem 3D antese depois das estampas serem

 aplicadas e exportar o layout das roupas para o Illustrator.

 

Fonte: Textil e Industry

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