O investimento financeiro é fator determinante na tomada de decisões e na implementação
de ações voltadas para o aumento do fluxo de vendas. Portanto, o aumento dos custos
da empresa, muitas vezes, constitui um obstáculo para adoção de novas estratégias,
não é verdade? A boa notícia é que é possível vender mais gastando menos! Quer saber como?
Acompanhe o nosso post a seguir e confira as dicas!
Implemente recursos tecnológicos
Atualmente, os gestores podem contar com ferramentas capazes de potencializar as vendas
sem que isso represente um aumento nos custos da empresa. A partir do auxílio dos
recursos tecnológicos — que garantem a agilidade em processos de venda, fornecendo
informações relevantes para a tomada de decisões por parte da gerência — é possível
vender mais e gastar menos.
Nesse contexto, os sistemas de vendas – conhecidos também como força de vendas –
têm ganhado destaque, principalmente no que diz respeito aos negócios com representações,
já que oferecem um maior domínio das atividades e do desempenho de vendas da empresa
através da análise das informações disponíveis no sistema. Eles também possibilitam a
automação de parte do processo, reduzindo a ocorrência de erros e de custos, a diminuição
do gasto com catálogos impressos e blocos de pedido, além de permitir que representantes
captem pedidos por meio de tablets, mesmo sem internet.
Automatize o processo de vendas para reduzir custos
O planejamento de recurso corporativo ou Enterprise Resource Planning (ERP), na tradução para
o inglês, é um sistema informativo que reúne os processos de uma determinada empresa,
tais como finanças, contabilidade, vendas, transações, controle e gerenciamento de estoque,
além de planejamento de produção e distribuição e informações gerenciais.
Quando integrado ao ERP da empresa, o força de vendas possibilita a automação do
processamento de vendas e o armazenamento de todos os dados e informações.
Sendo assim, o aplicativo permite a ampliação do fluxo de vendas sem aumentar os
custos da empresa, já que o processo passa a ser automatizado, reduzindo a necessidade
de investir em recursos humanos e financeiros. Pedidos feitos por representantes, por exemplo,
têm entrada automática no sistema de gestão da empresa, evitando o desperdício de tempo e
mão de obra, além de erros na digitação.
Força de vendas ajuda a alavancar as vendas da sua empresa
O aplicativo força de vendas permite ainda acertar na escolha do mix de produtos mais lucrativo,
além de definir metas e estratégias de venda para a equipe comercial. Com gráficos e
relatórios fornecidos pelo sistema é possível saber, por exemplo, quais os produtos mais
vendidos em determinado período e, dessa forma, investir mais neles, considerando, obviamente,
aqueles com maior margem de lucro.
Após definidos os produtos a serem vendidos, é hora de traçar metas de desempenho dos
representantes e acompanhá-las diariamente, a fim de que os resultados esperados sejam atingidos.
Pensando em ajudar as empresas nesse sentido, a Marknet Agência Digital
desenvolveu oaplicativo Força de Vendas M-Force, que tem como objetivo servir
como uma poderosa ferramenta de vendas para representantes comerciais e empresas
de confecção.
Saiba usar a influência do marketing
Você não pode se esquecer da importância do marketing para aumentar as vendas da sua empresa.
Afinal, uma campanha de marketing eficiente pode alcançar novos clientes e ainda promover
o retorno dos antigos. Para isso, as ações dentro desse contexto devem levar em conta as
expectativas do público-alvo, os hábitos de consumo, o perfil de cliente que se pretende
atingir e ainda que tipo de conteúdo e informação eles buscam.
Assim, uma estratégia de marketing assessorada por um sistema tecnológico de gestão eficaz
e rico em integração de dados e informações sobre as vendas já realizadas também pode
contribuir significativamente para o aumento das vendas da empresa.