Revolução na indústria da moda. Vendas de roupa em segunda mão disparam

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20/11/2020 | Categoria: Confecções

Revolução na indústria da moda. Vendas de roupa em segunda mão disparam

O atual modelo de fast fashion da indústria da moda está a ser derrubado pelo aumento astronómico das vendas de roupa em segunda mão.

 

Uma força enorme está a remodelar a indústria da moda: roupas em segunda mão

De acordo com um novo relatório,o mercado de roupas em segunda mão dos EUA está projetado para mais do que triplicar de valor nos próximos 10 anos – de 28 mil milhões de dólares em 2019 para 80 mil milhões em 2029.

No ano passado, as roupas em segunda mão expandiram 21 vezes mais rápido do que o comércio de roupas convencional.

Ainda mais transformador é o potencial das roupas em segunda mão para alterar drasticamente a proeminência da fast fashion – um modelo de negócios caracterizado por roupas baratas e descartáveis.

A fast fashion cresceu exponencialmente nas duas últimas décadas, alterando significativamente o panorama da moda ao produzir mais roupas, distribuí-las com mais rapidez e estimular os consumidores a comprar em excesso a preços baixos.

Investigadores que estudam o consumo de roupas e a sustentabilidade, acreditam que a tendência de roupas em segunda mão tem o potencial de remodelar a indústria da moda e mitigar o impacto ambiental prejudicial da indústria no planeta.

Um potencial promissor

O mercado de roupas em segunda mão é composto por duas grandes categorias: lojas de roupas usadas e plataformas de revenda. Mas é o último que alimentou amplamente o boom recente.

A perceção do conceito de roupas usadas mudou, e agora muitos consumidores consideram as roupas em segunda mão de qualidade idêntica ou até superior às roupas não usadas. A tendência de comprar roupas em segunda mão e revendê-las também emergiu, principalmente entre os jovens consumidores.

Assim, o mercado de revenda digital está rapidamente a tornar-se a próxima grande novidade na indústria da moda.

A tendência de roupas em segunda mão também parece ser impulsionada pela acessibilidade, especialmente agora, durante a crise económica da covid-19. Os consumidores não apenas reduziram o consumo de bens não essenciais, como roupas, mas estão a comprar mais roupas de qualidade do que roupas baratas e descartáveis.

Para os revendedores de roupa, a contínua contração económica combinada com o aumento do interesse pela sustentabilidade provou ser uma combinação vencedora.

Consumidores mais conscientes?

A indústria da moda há muito está associada a problemas sociais e ambientais, que vão desde o tratamento inadequado dos trabalhadores do vestuário até à poluição e os resíduos gerados pela produção do vestuário.

Menos de 1% dos materiais usados para fazer roupas são reciclados para fazer roupas novas, uma perda anual de 500 mil milhões de dólares para a indústria da moda. A indústria têxtil produz mais emissões de carbono do que as indústrias aérea e marítima juntas. E aproximadamente 20% da poluição da água em todo o mundo é resultado de águas residuais da produção e acabamento de têxteis.

Os consumidores estão mais conscientes do impacto ecológico da produção de roupas e estão a exigir com mais frequência que as empresas ampliem o seu compromisso com a sustentabilidade. Comprar roupas em segunda mão pode fornecer aos consumidores uma maneira de se opor ao sistema da fast fashion.

Comprar roupas em segunda mão aumenta o número de proprietários de um artigo, estendendo a sua vida útil – algo que foi drasticamente reduzido na era da fast fashion. Nos últimos 15 anos, o número médio de vezes que uma roupa é usada antes de ser deitada ao lixo diminuiu 36%.

Um recente estudo publicado na revista Journal of Sustainability Research confirma essa possibilidade. Os investigadores entrevistaram jovens norte-americanas que usam regularmente plataformas digitais de revenda de roupa usada.

Estas jovens olhavam para as roupas em segunda mão como uma forma de ter acesso a produtos baratos que normalmente não podiam pagar. Em contrapartida, não consideravam este um modelo alternativo de consumo ou uma forma de diminuir a dependência da produção de novas roupas.

https://zap.aeiou.pt/vendas-roupa-segunda-mao-disparam-359873

Fonte: Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry

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