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19/06/2015 | Categoria: Artigo
Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae apresenta tendências para 2016
Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae recomenda acompanhar constantemente os sinais do que será usado na próxima temporada
Conhecer e perceber o que vai ser usado na próxima temporada pode fazer toda a diferença para quem deseja garantir uma fatia de destaque no mercado da moda, e a sugestão aos pequenos empreendedores do setor é que acompanhem e incorporem em seus produtos as tendências mundiais mostradas nas ruas, desfiles, vitrines e publicações.
Estamos no outono de 2015 e esta é a hora de conhecer as previsões para a moda em 2016. Normalmente, elas se dividem em dois grandes grupos: Trickle-down, quando são os líderes da moda que influenciam as tendências, e Trickle-up, quando a sociedade, as ruas e suas subculturas é que emprestam suas características.
As principais macrotendências de Primavera/Verão para 2016 estão apresentadas no Boletim de Tendências do Sistema de Inteligência Setorial do SebraeTendências de Moda 2016 – Oportunidade para o pequenos negócios:
Rio 40° - o Rio de Janeiro sempre está na moda, ainda mais com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A cidade é fonte de inspiração para uma cartela repleta de cores vibrantes e iluminadas, misturando elementos esportivos com alta moda e a alfaiataria. A proposta destaca predas nativas à moda praia retrô, aliando cor, sensualidade e conforto em peças que retratem a natureza e a cultura carioca.
Tropicalismo Étnico - novamente, a natureza e a cultura brasileiras são pano de fundo para a coleção. Elementos como tear, renda, estampas de madeira e animais serão utilizados junto com o verde da nossa bandeira. O vestido é a peça-chave para as mulheres, enquanto que para os homens, as peças underwear divertidas, estampadas e coloridas serão a referência.
Jeans - o jeans também estará com tudo. Em 2016, ele vem com diferentes tipos de aplicações (pedrarias, patchwork, bordados), em todo tipo de peças, de bermudas, calças, macacões, camisas até vestidos.
Entenda como funciona o Ciclo de Tendências:
Primeiro, as marcas e especialistas monitoram o mercado e fazem as previsões, promovendo sua apresentação nos desfiles. Os clientes avaliam aquilo que pode ser in na próxima temporada, comprando e encaminhando à produção. Então, os produtos têm seu lançamento conforme as tendências ditadas e então ficam disponíveis para a compra.
Painel de inspirações ou moodboard: ideia simples e fundamental para quem trabalha no mercado da moda, o painel de inspirações, ou moodboard, é uma coleção de imagens que irá orientar a criação de peças e coleções. Basta recortar revistas, livros e outros materiais, selecionando imagens, cores, modelos, formas, tendências, objetos, texturas, estampas, aplicações, aspectos naturais e urbanos. Você pode projetar quem você imagina que usaria seus produtos – o que fazem, consomem e buscam estas pessoas –, além de usar o painel para montar looks e exibí-los aos clientes.Se preferir, faça tudo no computador, pesquisando as imagens online e usando ferramentas como o Pinterest.
Ações recomendadas pelo SIS - Sebrae:
Aprenda sobre mercado, divulgação e gestão de negócios de moda por meio daCartilha Negócios da Moda disponibilizada pelo Sebrae;
Acesse a seção Vestuário e acessórios do Sebrae e fique por dentro dos artigos, materiais e notícias do setor;
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