Notícias
20/06/2015 | Categoria: Artigo
Tipos de tecidos: saiba as diferenças e escolha o mais adequado
O universo dos tecidos e das possibilidades do Tie Dye. Com uma imensa variedade de preços, propriedades e padrões de qualidade disponíveis no mercado, é importante saber escolher o tecido ideal para a finalidade desejada.
As possibilidades são quase infinitas nesse mundo de cores e tecidos
Regra de ouro para a prática do Tie-Dye: Utilize tecidos de fibras naturais
Os corantes que costumamos utilizar para fazer Tie-Dye (seja direto, reativo ou tinta para tecido) fixam-se somente em fibras naturais. É comum encontrar tecidos mistos, com composição de 50% Algodão e 50% Poliéster, mas o recomendado é que se fuja deste tipo de tecido. Para tecidos sintéticos, vocês utilizarão corantes ácidos.
Os principais tecidos feitos a partir de fibras naturais são: algodão, viscose, lã, seda, amianto, juta, cí¢nhamo, linho e sisal.
O algodão, por ser a fibra mais utilizada na confecção de camisetas, possui algumas sub-categorias em relação a sua produção. Com preços e padrões de qualidade diferentes, é importante conhecermos um pouco mais a fundo esse material. Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:
Algodão Fio 24:
Material 100% algodão, porém de baixa qualidade. O tecido é fino e pouco durável. É geralmente utilizado para confecção de camisetas promocionais em grande quantidade. Recomendo apenas caso você queira utilizar um material mais barato em seus primeiros trabalhos, para economizar um pouco.
Algodão Fio 30 Penteado:
Este é o tipo de algodão mais utilizado na confecção de camisas, é a fibra das camisetas básicas. Macio e durável, é o recomendado no quesito custo x benefício. Pode usar a vontade!
Malha Confort:
Em se tratando de fibras de algodão, a malha confort é o que há de melhor: tipo exportação (e por isso, mais cara), é uma malha mais macia e durável do que as de fio 24 e 30. Para fazer um belíssimo trabalho ou em uma ocasião especial, recomendo este tecido!
Brim leve:
Muito utilizado na confecção de jalecos para estudantes, o Brim leve é uma opção alternativa para alguns trabalhos com Tie-Dye (cortinas, por exemplo). Por ser mais consistente do que os tecidos anteriores, é bom se preparar para gastar maiores quantidades de corante para trabalhar com ele.
Brim pesado:
Mais consistente ainda, o Brim pesado é geralmente usado para confecção de aventais tipo churrasqueiro e calças profissionais. São altamente resistentes.
Já que tecidos mistos (com porcentagens variadas de algodão e poliéster) ou tecidos sintéticos não são indicados para a prática do Tie-Dye, não abordaremos neste post.
Fonte: Mundo Tie e Dye
Notícias relacionadas
-
Para além do mês da Consciência Negra : Uma lista de criativos da moda
23/11/2020 | Categoria: Artigo
-
Certificada a gola de proteção que substitui as máscaras
07/11/2020 | Categoria: Artigo
Publicado por Romildo de Paula Leite em 6 novembro 2020 às 8:42 em OPERACIONAL Exibi...
-
Alfaiate mais poderoso do país, Ricardo Almeida faz 35 anos de história
23/04/2019 | Categoria: Artigo
-
Da Floresta Amazônica para o Tapete Vermelho do Oscar
23/04/2019 | Categoria: Artigo
-
Abit emite nota sobre críticas da atuação da Apex-Brasil
23/04/2019 | Categoria: Artigo
Em virtude das críticas que circularam recentemente sobre a atuação da Agência Brasileira de ...
-
Especial Nanotecnologia | A revolução das roupas que não sujam
23/04/2019 | Categoria: Artigo
João para na cafeteira e pega um café para a viagem. Distraído, só percebe que a tampa est&a...