7 DICAS PARA ABRIR UMA PEQUENA LOJA DE LINGERIE!

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05/06/2015 | Categoria: Mercado

7 DICAS PARA ABRIR UMA PEQUENA LOJA DE LINGERIE!

Lingerie além de ser tudo de bom, é uma ótima oportunidade de investimento e o mercado brasileiro está em constante expansão.

Nos últimos anos a mulher brasileira definitivamente conquistou o seu lugar ao sol, hoje ela é poderosa, cabeça da casa, mãe e lutadora, mas não abre mão da sensualidade, beleza e conforto. E tudo isso, convenhamos, começa com a lingerie adequada para o seu dia-a-dia.

Sendo assim, o mercado de lingerie está mais forte do que nunca e a pedido de muitas leitoras e clientes, nós preparamos este post com dicas fundamentais de como montar uma pequena loja de lingerie!

 

1) Público alvo

A escolha do público alvo é fundamental. É preciso definir para quem você quer vender, identificar seus hábitos, rotinas, estilo, quanto têm para gastar, idade e perfil social. Essas informações são importantes para quase todas as decisões que você deverá tomar em seu novo negócio.

2) Capital Inicial

A segunda grande decisão é o quanto estamos dispostos a investir. Pense bem, isso é que vai determinar, o tamanho do estoque, o ponto comercial, o tipo de mobília da loja, a propaganda que se vai fazer. Lembre-se que um negócio sempre envolve riscos, portanto seja prudente. Defina com calma o valor que está pretendo investir, converse com seus familiares, esteja segura que o investimento será feito sem riscos para sua família. Estimar os custos de operação do novo negócio é muito importante. É preciso ter pelo menos o Capital para manter 6 meses de funcionamento da loja, assim, você não correrá o risco de ficar sem dinheiro e ter que fechar, ou se endividar.

Estime os seguintes custos:

1) Custo do Ponto Comercial, Aluguel e Reforma necessários;

2) Investimento em Móveis, Expositores e Equipamentos;

3) Abertura da Empresa, Taxas, Impostos e Contador Mensal;

4) Número de funcionários necessários e custo mensal que representa;

5) Compra de embalagens e cartões comerciais;

6) Investimento em propaganda necessário;

3) Localização

A localização depende diretamente da escolha do público alvo e do Capital Inicial definidos por você. Afinal é preciso estar aonde sua clientela frequenta e o valor do ponto caber no seu orçamento.

Quanto melhor o ponto, mais caro é o aluguel. As principais ruas de comércio da cidade e os shoppings centers, normalmente são garantias de bom movimento, mas devido aos custos mais altos de aluguel, dependendo do Capital Inicial podem ser inviáveis.

Existem também as ruas comerciais de bairros, galerias e mini shoppings, que costumam ter custos de aluguel mais em conta, mas neste caso é preciso analisar com calma se o Público Alvo escolhido frequenta estes locais.

Outra opção mais em conta e que alguns empreendedores tomam, é abrir a loja em sua própria casa, nesse caso, há a vantagem da economia com o aluguel e o conhecimento da vizinhança, mas muitas vezes representa um incomodo em seus horários de descanso, ou mesmo não é permitido pelas leis municipais.

Seja qual for o ponto escolhido, analise sempre a concorrência local, às vezes a presença de um concorrente forte e muito competitivo, pode inviabilizar a escolha.

 

 

4) Montagem, Estrutura e Organização da Loja

Nome da Loja - Escolha um nome fácil de falar e memorizar, é bom que ele tenha identidade com seu público alvo e com a imagem que você pretende criar para sua loja.

Identidade Visual – A ajuda de um profissional de arquitetura ou de marketing ajudam muito, mas se não tiver recursos para investir nisso, pesquise na internet, passeie por outras lojas e imagine como você pretende que sua loja e sua marca sejam e se ela terá identidade com seu público alvo. A criação de um logotipo, e a criação de uma identidade visual própria, diferencia sua loja e a torna única dentre as demais. Crie um ambiente agradável e criativo.

Vitrine ou Bancas? – A vitrine é o chamariz e o primeiro contato que seu cliente terá com sua loja, ela precisa ter a sua identidade visual e chamar a atenção do seu público alvo. É importante construir um cenário criativo e ao mesmo tempo sem muito acúmulo de produtos, a vitrine precisa ser ”clean”.

No entanto, em alguns casos, especialmente se seu público alvo tiver menor poder aquisitivo, bancas de ofertas e araras com promoções logo na porta da loja, chamam mais atenção e podem estimular mais vendas que a vitrine. Tanto a Vitrine, quanto as bancas e araras precisam ser trocadas semanalmente, afim de que o cliente veja sempre novidades e se sinta tentado a entrar para comprar.

Móveis, Expositores e Organização de Loja – Uma loja de lingerie precisa aproveitar muito bem o seu espaço e fazer a melhor e mais organizada exposição. Lembre-se sempre, produto sem exposição não vende. Dentre os diversos modelos de expositores, você tem que escolher o que mais se adapte ao seu espaço, outra dica é de não misturar as categorias de produtos neles, pois o cliente pode ficar confuso no momento da compra. Uma loja setorizada é mais organizada e assim o cliente consegue visualizar e se auto atender.

A Arara é uma outra forma de você expor seu produto, mas com um diferencial, na arara você consegue colocar pijamas, e com isso ainda consegue ampliar seu leque de produtos.
A arara também pode ser usada para produtos que estão na promoção ou liquidação, coloque uma placa com o preço.

Manequins – O manequim é uma ótima forma do cliente visualizar o “look” completo, e assim criar desejo de compra nos seus clientes. Escolha as peças mais chamativas e de acordo com a época do ano, por exemplo, para o Dia dos Namorados o espartilho vermelho completo com meia e sapato é a melhor opção, no Dia das Mães, um confortável pijama de inverno é uma bela opção.

Balcões e Balcão Caixa – Balcões são úteis para apoiar as peças e facilitar a visualização pelos clientes, um balcão central sempre ajuda, mas não é obrigatório. Já o Balcão Caixa é muito importante pois lá é que ficará o Caixa, conferência e o Pacote, ou seja é um local que exige um certo isolamento e privacidade para a equipe da loja.

 

Equipe – O número de pessoas para um bom atendimento a seus clientes e um bom funcionamento da loja, vai depender muito do tamanho da sua loja, horário de funcionamento e capital inicial. Uma loja pode funcionar somente com você, desde que ela seja pequena e que você feche no seu horário de almoço e para um dia de descanso por exemplo, ou pode até ter muitos funcionários.

O número ideal para uma pequena loja de moda íntima normalmente são 3 pessoas, que sejam, a dona e duas vendedoras. Selecione pessoas que tenham prazer em atender o público e que gostem sobretudo de lingerie, pois quanto maior a afinidade com o produto vendido melhores serão os resultados.

5) Conheça o seu produto

Não basta apenas querer vender e aumentar o faturamento, é preciso conhecer o mercado e os produtos que vendemos. São informações que agregam valor aos clientes e que esclarecem as compras. É fundamental conhecer todas as características do seu produto, como tecido, aplicações, marcas, detalhes, seus atributos e funcionalidades, os materiais usados para a confecção do produto, detalhes da confecção e também dicas de uso, combinações e moda.

Para isso são várias as fontes, converse com as vendedoras das lojas de atacado, representantes das marcas, pesquise na internet, leia revistas especializadas e visite feiras do setor.

6) Variedade de Produtos

Existe uma lingerie para cada momento e etapa da vida da mulher e de acordo com público alvo e tamanho da sua loja, é importante oferecer a seus clientes a maior variedade possível.
Lembre-se das diversas estações do ano, o frio e o calor, das ocasiões especiais aonde a mulher deseja estar sexy, do dia a dia de trabalho que exige conforto e elegância, da linha fitness, dos dias de festa e dos momentos relax em casa, e além disso da maternidade.
O homem costuma ter preguiça de comprar linha íntima e normalmente são suas mulheres, mães e namoradas que compram, sendo assim é uma ótima ter a linha intima masculina em sua loja, e com a linha masculina não é diferente, hoje os homens tem diversos modelos de cuecas, meias e pijamas para a sua escolha, e assim como as mulheres os homens também estão ficando cada vez mais exigentes.
A linha infantil também é interessante oferecer, mas isso deve estar de acordo com o espaço da loja e capital inicial, em algumas ocasiões pode ser inviável.

7) Divulgue seu negócio

 

A divulgação da sua nova loja é fundamental, de nada vale ter uma loja linda e completa se seus clientes potenciais não ficarem sabendo. Há várias formas inteligentes e baratas de divulgação.

Amigos, Internet e Redes Sociais – O boca a boca é a arma mais forte dos pequenos negócios, avise seus amigos e familiares e peça que eles divulguem sua nova loja. As Redes Sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Google, dentre outras, são ferramentas poderosas de divulgação, crie o perfil de sua loja e divulgue, crie promoções, ofertas e concursos culturais, para aumentar o seu número de seguidores. Mantenha essas páginas, sempre atualizadas e com novidades.

Panfletagem e Parcerias – A Panfletagem dentre o seu público alvo e a formação de parcerias com negócios próximos podem ser de grande ajuda. Procure os salões de beleza, academias, padarias, clínicas e outros negócios aonde você possa oferecer uma divulgação cruzada, ou seja, você divulga o negócio deles e eles o seu. Em bairros e cidades pequenas, essas ações funcionam muito bem.

Cadastro de Clientes – O cadastro de clientes é muito importante, pois assim você poderá fidelizar as suas clientes, informando sobre todas as novidades de sua loja, questiona-la se está precisando de algo e até mesmo para saber como ela está. Uma boa idéia é fazer um atendimento pós venda, que seja, telefonar para perguntar o que ela achou dos produtos e sobre o atendimento, mas para não ser invasiva, é bom perguntar no momento do cadastro se o cliente aceita receber ligações.

 

 

Fonte: Blog da Lingerie

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