7 dicas para criar um blog eficaz para sua loja virtual

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10/06/2015 | Categoria: Mercado

7 dicas para criar um blog eficaz para sua loja virtual

Antes de ser um empreendedor você é também um consumidor e, como tal, já deve ter percebido que algumas lojas virtuais ganham mais destaque do que outras, aparecem logo nos primeiros resultados de pesquisa do Google e que outras quase não têm acessos, ficam relegadas ao esquecimento, “engolidas” pelos tubarões da rede e morrem sem deixar muitas saudades. Isso acontece por causa de uma única palavra, poderosa, é verdade, mas apenas uma: divulgação. Uma loja virtual que não traça uma estratégia de marketing digital está fadada a desaparecer em meio a às milhares de concorrentes que existem na web. E na estratégia de marketing, o blog é uma ferramenta fundamental. Por isso, veja aqui 7 dicas para criar um blog eficaz para sua loja virtual.

  1. Por que um blog?

Você deve estar pensando: “Mas por que um blog? Dá um trabalho danado, é mais um item para tomar conta, será que não basta investir em anúncios e banners?” Não, não basta. O blog é um instrumento que tem, desde que bem feito, uma grande penetração no mercado, que conquista a simpatia do seu público alvo, leva informação e ainda ajuda a divulgar a sua marca. É justamente o conteúdo do blog que o colocará nos primeiros resultados de pesquisa do Google e que vai alavancar as vendas da sua loja virtual, porque um deve estar atrelado ao outro. No entanto, para ele ter sucesso e destaque é preciso prestar atenção a alguns cuidados.

  1. Conteúdo relevante e original

Encare o blog não como mais um trabalho, mas como uma forma de dialogar com seus clientes, como um tipo de bate-papo. É através de ele que você vai contar as novidades relacionadas aos seus produtos, mesmo que (e muitas vezes principalmente) não fale diretamente deles. O seu conteúdo deverá ser formado por coisas que acontecem no mundo fashion, por exemplo, e que estão relacionadas a camisetas, como desfiles, principais tendências da estação, dicas de beleza, estampas que estão na moda.

Pense também em qual o seu nicho: camisetas para roqueiros? Então fale sobre os principais shows que acontecerão no país este ano, traga notícias de bastidores, poste fotos de gente famosa com camisetas que estão bombando. Mas atenção, todo esse conteúdo deve ser original (ou seja, nada de cópias de outros sites e blogs) e relevante. Estes são dois itens fundamentais para os motores de busca do Google, e sem eles você não chega a lugar nenhum.

  1. Nada de propaganda da sua loja no blog

Sim, resista à tentação, o que você deve fazer é falar sobre assuntos relacionados, mas não propaganda direta, porque isso tira a credibilidade do que você está fazendo e pode fazer, inclusive, seu público sentir-se usado, manipulado – e aí acabou. Então não faça propaganda da sua loja online nos posts e segure a mão também nos Call do Atcion (CTA), aquela chamada para a loja. Propagandas cansam o leitor, ele se cansará de você. O que você pode fazer élinkar algumas palavras-chave à URL da suja loja, por exemplo.

Antes de publicar alguma coisa cheque a procedência, veja se a fonte é válida ou se não é uma falácia. Você deve tornar-se referência de informações interessantes e seguras. Cuide também do bom português, erros gramaticais e semânticos fazem o blog perder a credibilidade. Se você não é á muito bom na nossa língua, entregue essa função a quem entende, como um produtor de conteúdo profissional.

  1. Interagir é fundamental

Interaja com seu público, faça perguntas, busque opiniões, lance campanhas promocionais, e sempre, mas sempre mesmo, responda a comentários, mesmo que não sejam o que você esperava. Use uma linguagem fácil e simpática, e até um pouco de humor sem ironia em algumas ocasiões. Lembre-se que o objetivo do blog é interagir, não vender.

  1. Mantenha o blog sempre atualizado

O blog deve estar constantemente atualizado, sem exagero, entretanto. O ideal é notícias novas duas vezes por semana, no máximo três: pesquisas de marketing digital já mostraram que o público enjoa de quem posta coisas demais, tanto nos blogs quanto nas redes sociais. Ser “arroz de toda festa” é um verdadeiro tiro no pé. Ao invés de quantidade, prime pela qualidade, buscando notícias atuais e interessantes. Preste atenção também nas fotos, elas devem ser de boa qualidade e conectadas com o assunto.

  1. Procure URL amigável e plataforma intuitiva

Nada de URLs complicadas, daquelas que têm um monte de números e sinais e mal dizem a que vieram. Procure uma em que apareça o nome da sua loja virtual – isso sim é uma conexão interessante. Ao mesmo tempo, faça o blog em uma plataforma intuitiva, fácil de você manusear (e assim alimentá-la mais facilmente) e dos usuários percorrerem suas seções, encontrado exatamente aquilo que procuram.

  1. Use técnicas de SEO

Use técnicas de otimização de buscas, o Search Engine Optimization (SEO), ajudando os motores de busca a encontrar o seu blog. Além do conteúdo original e relevante, do português perfeito e da atualização na medida certa, procure incluir também as principais palavras-chave referentes aos seu nicho (camisetas para crianças, camisetas de rock, camisetas para torcedores etc).

Fonte: Camiseta Digital

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