Notícias
07/06/2015 | Categoria: Mercado
Novos comportamentos de consumo: tendências, modos e moda
Parece jargão falar de novos comportamentos de consumo em um mundo globalizado, interconectado e dominado pelas informações instantâneas. No entanto, minha experiência próxima às indústrias e ao varejo de calçados levanta algumas inquietações sobre os impactos dessas transformações dos comportamentos de consumo sobre as estratégias de produto e de negócios das indústrias e do varejo.
Vemos um consumidor mais seletivo, mais informado, mais cauteloso, porém, ainda essencialmente emocional em suas aspirações e relações com o consumo de bens. Isso exige dos empresários, executivos e designers um mergulho mais profundo e equilibrado tanto no universo das artes quanto das estratégias.
A construção verdadeira de um produto e de uma coleção requer hoje a sensibilidade artística, estética e poética para emocionar e tocar a alma dos novos consumidores contemporâneos. Ao mesmo tempo, a formulação de preços e a composição equilibrada, justa e ética das matérias-primas, insumos e processos produtivos são fundamentais para viabilizar a competitividade dos produtos e acender a luz do "preço e produto justos" nas mentes dos atuais consumidores mais seletivos, informados e articulados.
Comunicação
Nesse momento, a comunicação através da imagem do produto é tão importante quanto a comunicação verdadeira dos seus atributos, dos seus valores, da sua origem e dos seus preços comparativos. A imagem e a alma da marca precisam ser comunicadas simultaneamente, para alcançar os corações e mentes dos consumidores.
Vivemos um momento de marcas mais verdadeiras, de produtos mais simples, descontraídos e bem construídos, de consumidores que se relacionam virtualmente ou presencialmente com mais naturalidade e verdade, de sujeitos-consumidores que buscam a felicidade e experiências relevantes na suas vidas e no seu dia-a-dia. É um momento de marcas, produtos e empresas com "alma jovem e livre" para percorrer os novos caminhos com mais naturalidade, simplicidade e experiências verdadeiras.
Fonte: SPPP
Notícias relacionadas
-
Plus size: uma oportunidade de negócios
20/12/2018 | Categoria: Mercado
Ao longo dos anos, acompanhamos grandes mudanças no segmento de moda plus size. Se no início dos ...
-
AS REGRAS PARA QUEM QUER SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
20/05/2016 | Categoria: Mercado
Dsde 2009, os brasileiros passaram a ter uma opção fácil e rápida para deixar de ser um empr...
-
O Mercado Têxtil e suas novas tecnologias
05/05/2016 | Categoria: Mercado
Nos últimos tempos, o mercado têxtil e seus profissionais estão recebendo uma avalanche de...
-
Buscando o primeiro emprego na área de moda: Por quais caminhos seguir?
05/05/2016 | Categoria: Mercado
É muito comum um adolescente escolher a moda como profissão influencia...
-
Startup cria app que aumenta visibilidade das lojas
02/05/2016 | Categoria: Mercado
-
Pequenas estrelas no tapete vermelho
18/04/2016 | Categoria: Mercado
A moda infantil já deixou as produções tradicionais e ganhou novos direcionamentos há alguns...